Notícias Negócios

Apple registra no Brasil o realityOS, futuro sistema de realidade aumentada

realityOS pode ser o sistema operacional para dispositivos de realidade aumentada da Apple; marca foi registrada no INPI

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não é de agora que a Apple vem investindo algumas fichas em realidade aumentada (RA). Mas a companhia pode dar novos passos no futuro, com o lançamento de mais um sistema operacional para wearables: o realityOS. Agora, o registro da marca com o nome do software deu as caras na lista de solicitações feitas ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Brasil.

Apple (Imagem: Trac Vu/Unsplash)
Apple (Imagem: Trac Vu/Unsplash)

Os documentos da entidade foram acessados pelo Tecnoblog nesta segunda-feira (30). De acordo as informações encontradas em um sistema do instituto, o registro da marca “REALITYOS” está “aguardando prazo de apresentação de oposição”. A petição foi formalizada em 9 de dezembro de 2021 e recebida pelo INPI em 24 de março. 

A marca foi classificada na categoria destinada a serviços científicos e tecnológicos. Na especificação do registro, se fala sobre a “concepção [elaboração] e desenvolvimento de hardware de computador, software, periféricos e jogos de computador e videogame”. Também há menções ao uso de serviços na nuvem, instalação de apps e outras aplicações.

A “Realityo Systems LLC” aparece como titular no processo do INPI. Cabe ressaltar que tanto a empresa quanto a definição também deram as caras em uma solicitação da mesma marca no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO, em inglês). As informações da entidade americana foram reveladas por Parker Ortolani, gerente de produtos de consumo do The Verge.

“Existem duas marcas registradas para ‘realityOS’ que estão atualmente ativas e são de propriedade de uma empresa chamada Realityo Systems LLC”, disse em sua newsletter. “Não consigo encontrar nenhum detalhe sobre esta LLC, assim como as outras corporações de fachada que a Apple formou no passado para registrar outros nomes de sistemas operacionais.”

O The Verge também observou que as companhias geralmente solicitam registros de marca em nome de empresas únicas e desconhecidas para manter o anonimato.

Cabe ressaltar que o registro ainda não foi concedido no Brasil.

realityOS aparece nos registros do INPI (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
realityOS aparece nos registros do INPI (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

RealityOS pode ser apresentado na WWDC 2022

Ortolani também observou que as marcas têm um prazo para depósito internacional em 8 de junho. A data é logo após à apresentação principal da WWDC 2022, marcada para 6 de junho. Vale lembrar que a Apple aproveita a abertura da conferência para apresentar novas versões do iOS, macOS e outras novidades de software.

Mesmo assim, a publicação alerta que as datas podem ser apenas uma coincidência. Por outro lado, a Apple realmente mencionou o nome “realityOS” em seus códigos, como observado pelo 9to5Mac em fevereiro. Em 2017, a Bloomberg falou pela primeira vez sobre o sistema, identificado como “rOS”, após encontrar referências no iOS 13.

O RealityOS tende a ser um sistema operacional da Apple para dispositivos de realidade aumentada. A expectativa é de que o software seja levado a um óculos que vai além do par de lentes tradicional e um headset de RA. A data de lançamento dos novos produtos com o sistema, por outro lado, ainda é um mistério.

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque