iOS 16 adiciona suporte para Joy-Cons e Pro Controller do Nintendo Switch

Código interno do iOS 16 sugere que iPhone também ganhará compatibilidade com controles de outras marcas, como Logitech e 8Bitdo

Giovanni Santa Rosa
Por
Joy-Cons do Nintendo Switch

Na WWDC, a Apple anuncia as principais mudanças de seus sistemas operacionais. Algumas novidades, porém, só são descobertas quando os desenvolvedores têm acesso aos softwares. Foi o que aconteceu quando o Riley Testut começou a testar o iOS 16: ele descobriu que os iPhones agora têm suporte oficial aos Joy-Cons e ao Pro Controller do Nintendo Switch. E não é só isso.

Testut é o responsável pelo emulador de videogames Delta. Em seu Twitter, ele mostrou que os dois acessórios aparecem na lista de dispositivos conectados via Bluetooth.

No caso dos Joy-Cons, é possível usá-los como dois controles separados ou um único composto pelas duas partes — basta segurar os botões Home e de screenshot por alguns segundos.

A informação foi confirmada no Twitter por Nat Brown, gerente de engenharia da Apple. E a lista vai além da Nintendo.

De acordo com códigos internos analisados pelo site 9to5Mac, o iOS 16 também virá com suporte para joysticks da 8Bitdo, além do Bada Moga XP5-X Plus e do Logitech F710 Gamepad.

Até agora, o iPhone oferecia suporte nativo apenas a alguns controles, como o DualSense do PlayStation 5 e os do Xbox Series X.

Macs terão MetalFX para melhorar performance gráfica

A Apple não costuma ligar muito para games, mas está dando um pouco mais de atenção a eles. Além do suporte aos Joy-Cons no iPhone, também tem novidade nos Macs e iPads.

O chip M2, também anunciado nesta segunda-feira (6) na WWDC, vai contar com a tecnologia MetalFX Upscaling. Com ela, o Mac poderá renderizar frames menores, que serão aumentados com o algoritmo.

A ideia é conseguir uma performance melhor, com taxas de frames por segundo mais altas, sem ser necessário renderizar tudo usando a potência do hardware.

Com informações: MacRumors, 9to5Mac, Engadget 1, 2, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados