HP Dev One é um notebook para desenvolvedores que traz Linux e Ryzen 7 Pro

HP Dev One tem recursos como trackpoint e Pop!_OS Linux. Mas ideia de focar em desenvolvedores faz sentido?

Emerson Alecrim
Por
Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)
Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)

Normalmente, notebooks com processador Intel ou AMD trazem o Windows como sistema operacional. Distribuições Linux também aparecem, mas como alternativas. Não é o caso do HP Dev One. O laptop traz um chip AMD Ryzen 7 Pro e vem com o Pop!_OS Linux como sistema operacional padrão. Motivo: A novidade é focada em desenvolvedores.

Na primeira olhada, a ideia não faz sentido. Distribuições Linux podem ser instaladas em praticamente qualquer computador. Ferramentas de desenvolvimento estão disponíveis para múltiplas plataformas. A não ser em casos específicos, programar não exige hardware especial.

Mas o HP Dev One tem lá seus méritos. O notebook vem com um conjunto de pequenos diferenciais que pode fazer dele um produto promissor. Indispensável? Eu diria que não. Mas interessante? Para muita gente, sim.

HP Dev One é o resultado de uma parceria

Não que o Linux seja novidade nos notebooks da HP. Alguns modelos da companhia oferecem o Ubuntu como opção há tempos, a exemplo das workstations HP ZBook Studio.

Porém, o HP Dev One consegue ir mais longe com essa proposta. Isso porque o notebook é fruto de uma parceria entre a HP e a System76. Esta última é uma companhia americana especializada justamente em computadores com Linux, sejam eles laptops, desktops ou servidores.

Soa estranho, não? Duas companhias de computadores unindo forças?! Mas a lógica está em combinar o que cada uma delas tem de melhor. A HP, a sua capacidade de produção e distribuição. A System76, a sua ampla experiência com Linux e softwares de código aberto em geral.

Pop!_OS Linux como padrão

O primeiro efeito dessa parceria está na definição do sistema operacional padrão: o Pop!_OS 22.04 LTS. Essa é uma distribuição Linux desenvolvida pela própria System76, com base no Ubuntu.

Pomposo que é, o nome pode causar a impressão de que o sistema operacional prioriza recursos de mídia. Na verdade, o Pop!_OS traz ou permite instalar rapidamente um amplo conjunto de ferramentas para aprendizagem de máquina, produção de conteúdo de mídia e, claro, desenvolvimento de software.

Nesse último quesito, a System76 destaca a disponibilidade de softwares como Visual Studio Code (VS Code), Android Studio e Arduino IDE, entre vários outros.

Também há recursos funcionais. Por exemplo: encriptação do sistema por padrão, configurações abrangentes de privacidade, suporte completo a GPUs Nvidia e AMD, ferramentas para foco e atualizações frequentes, inclusive do kernel.

Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)
Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)

AMD Ryzen 7 Pro no comando

O HP Dev One não é um projeto feito do zero. O notebook tem como base um modelo que já existe: o HP EliteBook 845 G8. Mas isso não significa que as duas máquinas são iguais. O modelo com Linux tem alguns itens de série como diferenciais.

Para começar, não existe tecla Windows aqui, mas um botão com os dizeres “super”. Além disso, o notebook traz um trackpoint, componente interessante para quem curte a ideia de mover o cursor do mouse sem tirar as mãos do teclado.

Com 14 polegadas e resolução de 1920×1080 pixels, a tela passaria despercebida se fosse por um detalhe: ela alcança 1.000 nits de brilho.

Por dentro, o laptop traz o AMD Ryzen 7 Pro 5850U, um chip octa-core potente (podia ser o 6850U, mais recente, mas ok) e com GPU Radeon Integrada. 16 GB de memória DDR4, SSD NVMe M.2 de 1 TB e bateria de 53 Wh com recarga rápida completam o pacote.

A HP não permite que essa configuração seja personalizada. Pelo menos o usuário pode aumentar a RAM para até 64 GB — o HP Dev One não tem memória soldada à placa-mãe.

Na conectividade, encontramos duas portas USB-A (convencionais), duas portas USB-C, HDMI 2.0, Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0, por exemplo.

Teclado retroiluminado resistente a derramamentos, touchpad de vidro, sensor de luz ambiente, webcam de 720p e corpo de alumínio estão entre as demais características.

Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)
Notebook HP Dev One (imagem: divulgação/HP)

HP Dev One: quando, quanto e onde?

Está aí um produto que atraiu a minha atenção. Não há nada de revolucionário aqui, que fique claro. E seria um erro afirmar que essa máquina é perfeita para todo tipo de desenvolvedor. Mas o projeto é interessante por jogar luz sobre um público que, provavelmente, gostaria de ter mais opções focadas em seus interesses.

Quem sabe se máquinas com essa proposta não comecem a ganhar mais espaço no mercado? Não digo que o HP Dev One é um começo, mas um bom passo nesse sentido (afinal, a ideia não é nova).

Pena que, pelo menos por enquanto, o laptop não é vendido fora dos Estados Unidos. Por lá, a novidade tem preço sugerido de US$ 1.099.

A boa notícia é que o sistema operacional é aberto, gratuito e disponível para qualquer interessado. O Pop!_OS pode ser baixado no site oficial.

Com informações: Phoronix, OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados