Quer mudar de carreira? XP lança faculdade com graduação a custo zero

Faculdade XP estreia com tecnólogos e bacharelados online gratuitos; empresa também oferece MBAs, bootcamps e cursos pagos

Giovanni Santa Rosa
Por
Estudante aprendendo a programar

O mercado de tecnologia tem grandes oportunidades, e as empresas sempre reclamam da falta de profissionais especializados. A XP vai tentar suprir essa lacuna com sua própria faculdade. Ela contará cinco cursos de graduação com foco na área e mensalidade zero. Ao todo, serão 400 alunos nas primeiras turmas.

A Faculdade XP oferece três tecnólogos: Banco de Dados, Defesa de Cibernética e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A duração é de dois anos e meio.

Além destes, há dois bacharelados: Ciência de Dados e Sistemas de Informação. Neste caso, a duração é de quatro anos.

São 80 vagas para cada um dos cursos, totalizando 400. Há duas ofertas de inscrições para o processo seletivo. A primeira, já em vigor, vai até 19 de julho. A segunda será aberta dia 20 de julho e vai até 2 de agosto.

O processo será feito em duas fases. Na primeira, a XP fará um questionário de motivação, um minicamp e um teste de perfil comportamental. Na segunda, o candidato poderá optar por usar a nota do Enem ou realizar uma prova da XP Educação.

A empresa reservará 25% das vagas para pretos e pardos e 25% para mulheres.

Você pode conhecer mais detalhes sobre os cursos e o processo seletivo no site da instituição.

Empresa quer formar profissionais

A XP diz que seu objetivo é formar para o mercado “os melhores talentos profissionais do Brasil”.

Ela promete uma metodologia inovadora e diferente do padrão de mercado. Todos os cursos da instituição serão digitais. A empresa diz ser uma forma de “democratizar e inserir muito mais alunos no processo educacional”.

Paulo de Tarso, CEO da XP Educação, afirma que a instituição quer ser uma “aceleradora de carreiras que entrega os profissionais já preparados para os desafios da nova economia digital”.

A inspiração, segundo o executivo, vem do conceito de “employer university”. Tarso menciona Google e Amazon, que começaram a desenvolver suas próprias escolas de graduação para resolver o problema da busca de talentos.

XP também oferece MBAs, bootcamps e cursos livres

Os cursos de graduação sem custo são certamente o ponto mais interessante da Faculdade XP, mas a XP Educação tem outras opções. Ela oferece MBAs, bootcamps e cursos livres, todos pagos.

Em MBAs, dois novos cursos foram lançados: Ciência de Dados para Profissionais de Finanças e Costumer Experience (CX) / Costumer Success (CS). Agora, são mais de 20, todos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC). A meta da empresa é chegar a 10 mil alunos até o fim do ano.

Já os 44 bootcamps de tecnologia e inovação e os 35 cursos livres na área de finanças estão disponíveis em uma única plataforma. O acesso custa R$ 65 por mês e dá direito a fazer todos os programas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados