Notícias Aplicativos e Software

Google Drive, Docs e mais apps para Android são otimizados para tablets

Atualização nos apps do Google Workspace para Android traz melhorias na multitarefa e em recursos para tablets e celulares dobráveis

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Google deu uma atenção maior aos tablets nesta segunda-feira (25). A companhia revelou uma atualização ao Google DriveDocs e outros apps da suíte Workspace para melhorar a experiência em telas grandes. Além das melhorias na usabilidade, os aplicativos terão incrementos nas funções de multitarefa.

Google Drive e outros apps do Workspace recebem melhorias para tablets e celulares dobráveis (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Drive e outros apps do Workspace recebem melhorias para tablets e celulares dobráveis (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As novidades dão segmento ao Android 12L, que foi anunciado em março com novidades e adaptações para tablets e celulares dobráveis. Parte das melhorias apresentadas ontem (25) se encontram nas ferramentas para melhorar o uso de dois apps ao mesmo tempo. É o caso da função para arrastar e soltar arquivos no Apresentações, Documentos e Planilhas.

“Arraste facilmente texto ou imagens de outros aplicativos, como o Chrome, e solte conteúdo em um documento ou célula de planilha existente”, informaram. O recurso também está disponível para o Google Drive, para enviar novos arquivos. Também é possível adicionar links dos conteúdos na nuvem ao levá-los para um app aberto.

Apps do Google ganham função para arrastar e soltar conteúdos (Imagem: Divulgação)
Apps do Google ganham função para arrastar e soltar conteúdos (Imagem: Divulgação)

Google Drive ganha melhorias em multitarefa

O Google Drive ainda terá outros incrementos para a multitarefa. Neste caso, os usuários poderão abrir duas janelas lado a lado, para acessá-las simultaneamente. 

“Basta selecionar o menu de três pontos em qualquer arquivo do Drive e tocar na opção ‘Abrir em uma nova janela'”, explicaram. “Isso ajuda você a obter as informações necessárias sem perder sua visualização atual ou precisar pressionar o botão Voltar várias vezes.”

A lista de novidades ainda englobam atalhos de teclado. Segundo o Google, ao conectar o acessório no tablet, é possível usar comandos, como copiar e colar, no Apresentações, Documentos e Drive. Tudo isso “sem precisar diminuir a velocidade e tirar as mãos do teclado”.

Google Drive permite abrir app em duas janelas simultaneamente (Imagem: Divulgação)
Google Drive permite abrir app em duas janelas simultaneamente (Imagem: Divulgação)

E quando tudo isso chega?

Os usuários já podem usar os atalhos de teclado, múltiplas janelas e o arrastar e soltar no Google Drive, segundo o Google. Mas os demais apps só vão receber as novidades em outro momento.

A companhia informou que o suporte ao teclado para o Documentos e Apresentações e ao arrastar e soltar no Documentos e Planilhas chegará a partir de 28 de julho de 2022. A distribuição será gradual e pode levar até 15 dias para chegar a todos. Felizmente, o prazo é o mesmo para domínios com as liberações rápida e programada.

“Disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes legados do G Suite Basic e Business”, concluíram. “Disponível para usuários com contas pessoais do Google [Gmail gratuito]”.

Com informações: Google (1 e 2)

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque