Google Drive, Docs e mais apps para Android são otimizados para tablets

Atualização nos apps do Google Workspace para Android traz melhorias na multitarefa e em recursos para tablets e celulares dobráveis

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Drive

Google deu uma atenção maior aos tablets nesta segunda-feira (25). A companhia revelou uma atualização ao Google DriveDocs e outros apps da suíte Workspace para melhorar a experiência em telas grandes. Além das melhorias na usabilidade, os aplicativos terão incrementos nas funções de multitarefa.

As novidades dão segmento ao Android 12L, que foi anunciado em março com novidades e adaptações para tablets e celulares dobráveis. Parte das melhorias apresentadas ontem (25) se encontram nas ferramentas para melhorar o uso de dois apps ao mesmo tempo. É o caso da função para arrastar e soltar arquivos no Apresentações, Documentos e Planilhas.

“Arraste facilmente texto ou imagens de outros aplicativos, como o Chrome, e solte conteúdo em um documento ou célula de planilha existente”, informaram. O recurso também está disponível para o Google Drive, para enviar novos arquivos. Também é possível adicionar links dos conteúdos na nuvem ao levá-los para um app aberto.

Apps do Google ganham função para arrastar e soltar conteúdos (Imagem: Divulgação)
Apps do Google ganham função para arrastar e soltar conteúdos (Imagem: Divulgação)

Google Drive ganha melhorias em multitarefa

O Google Drive ainda terá outros incrementos para a multitarefa. Neste caso, os usuários poderão abrir duas janelas lado a lado, para acessá-las simultaneamente. 

“Basta selecionar o menu de três pontos em qualquer arquivo do Drive e tocar na opção ‘Abrir em uma nova janela'”, explicaram. “Isso ajuda você a obter as informações necessárias sem perder sua visualização atual ou precisar pressionar o botão Voltar várias vezes.”

A lista de novidades ainda englobam atalhos de teclado. Segundo o Google, ao conectar o acessório no tablet, é possível usar comandos, como copiar e colar, no Apresentações, Documentos e Drive. Tudo isso “sem precisar diminuir a velocidade e tirar as mãos do teclado”.

Google Drive permite abrir app em duas janelas simultaneamente (Imagem: Divulgação)
Google Drive permite abrir app em duas janelas simultaneamente (Imagem: Divulgação)

E quando tudo isso chega?

Os usuários já podem usar os atalhos de teclado, múltiplas janelas e o arrastar e soltar no Google Drive, segundo o Google. Mas os demais apps só vão receber as novidades em outro momento.

A companhia informou que o suporte ao teclado para o Documentos e Apresentações e ao arrastar e soltar no Documentos e Planilhas chegará a partir de 28 de julho de 2022. A distribuição será gradual e pode levar até 15 dias para chegar a todos. Felizmente, o prazo é o mesmo para domínios com as liberações rápida e programada.

“Disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes legados do G Suite Basic e Business”, concluíram. “Disponível para usuários com contas pessoais do Google [Gmail gratuito]”.

Com informações: Google (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados