iPhone volta a mostrar porcentagem de bateria — com algumas exceções

iOS 16 beta 5 traz de volta informação que havia sido removida da barra de status no iPhone X; versões menores não recebem recurso

Giovanni Santa Rosa
Por
iPhone 12 Mini comparado a um iPhone XR (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Desde que o iPhone passou a ter um recorte na borda superior da tela para abrigar o Face ID, a barra de status perdeu espaço. Entre as consequências negativas (além da estética, dirão os mais exigentes) está a falta da porcentagem da bateria, uma informação importante para muita gente. Isso vai mudar: no iOS 16 beta 5, a exibição do número voltou a ser uma opção — mas só em alguns aparelhos.

Com o recurso ativado, a porcentagem passa a aparecer dentro do ícone da bateria, no canto superior direito da tela. Mesmo quando ele está amarelo por causa do Modo Pouca Energia, o número continua aparecendo. Ao ligar na tomada, os dígitos continuam lá, com um ícone de carregamento ao lado.

As boas notícias, porém, não são para todos os iPhones com notch na tela. Os modelos XR, 11, 12 mini e 13 mini não têm essa opção, provavelmente por limitações de espaço ou resolução de tela. Como estamos falando de uma novidade na versão beta do sistema, isso ainda pode mudar, claro.

Como ativar a porcentagem de bateria no iPhone?

O procedimento para exibir a quantidade de energia na bateria é basicamente o mesmo dos iPhones mais antigos. Vá a Ajustes, Bateria e ligue o interruptor de Nível da Bateria.

As novidades do iOS 16

Anunciado em junho deste ano na WWDC 22, a décima-sexta versão do sistema móvel da Apple traz como maior novidade uma tela de bloqueio redesenhada.

Agora, ela tem opções de fonte, recursos de design que se integram à imagem escolhida e widgets para acesso rápido a informações.

iOS 16 no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Também é possível ter mais de uma tela de bloqueio e alternar automaticamente entre elas, de acordo com o momento do dia, usando o recurso de Foco.

Esta ferramenta, aliás, ficou mais poderosa, trazendo opções extras para bloqueio de notificações, contatos e até abas do Safari.

O sistema também trouxe melhorias no compartilhamento de fotos do iCloud e novos recursos no iMessage e no Mail.

O iOS 16 deve ser liberado em setembro, mas você já pode instalar a versão beta, de testes. Tenha em mente, porém, que ela pode estar instável e com bugs.

Com informações: 9to5Mac, MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados