App “Nu Trade” tenta kibar o Nubank para atrair usuários

Mesmo oferecendo serviços diferentes do banco, app cria uma sensação de semelhança para chamar a atenção de desavisados

Ricardo Syozi
Por
Cartão do Nubank

Não é de se surpreender quando aplicativos e serviços fazem uso de logotipos ou nomenclaturas similares a outras marcas. Isso é muito mais comum do que parece, já que faz com que usuários façam a associação e acabem dando uma chance à empreitada. Um exemplo recente é o do app NU Trade, que não apenas usa a primeira sílaba, mas também um logo curiosamente parecido com o Nubank.

Visitando a página do Google Play do NU Trade, é fácil pensar que é algo relacionado ao Nubank. Para começar, o logotipo é extremamente similar com o da marca roxa. Além disso, expressões como “negociação” e “mercado financeiro” podem aumentar ainda mais essa conexão, pois são ativos comuns quando o assunto é banco digital.

Contudo, não há nenhuma relação entre as duas empresas.

Página do NU Trade na Play Store (Imagem: Reprodução / Internet)
Página do NU Trade na Play Store (Imagem: Reprodução / Internet)

O NU Trade é uma plataforma de negociação financeira. Ele chama seus usuários de “players” e “traders”, prometendo uma interface simples, intuitiva e segura. A desenvolvedora é a Okx Trade Public, uma companhia que trabalha com bitcoins, criptomoedas e afins. Ou seja, se uma pessoa faz o download do app achando que vai ser integrada a um banco digital, ela acabará levando um susto.

Outro fator que me deixou com um pé atrás são as avaliações do aplicativo na Play Store. Muitos usuários dando cinco estrelas e redigindo opiniões que mais parecem com textos de coach e executivos. Por exemplo:

Na minha opinião, este é um software de negociação que vale a pena baixar. A operação é justa. Embora eu vá perder, acho normal. Ainda é muito diferente de outros concorrentes do mercado. Gosto de negociar nele, não apenas porque é fácil de usar, mas também porque é um gráfico simples, é fácil ganhar dinheiro extra, joguei a semana toda, e tenho certeza que é um aplicativo para ganhar dinheiro, muito bom, e recomendo.

Usuário chamado Bender Magri

É claro que tudo acaba dando uma sensação de desconfiança, já que a mescla de copiar logotipo e nomenclatura com avaliações demasiadamente altas é uma receita de um belo bolo sabor “pé atrás”.

Estratégia de semelhança não é algo inédito

É muito fácil se deparar com empresas que copiam certas partes de outras para conseguir chamar a atenção do usuário ou cliente.

Na Rússia, após o McDonald’s deixar o país, um novo restaurante tomou o seu lugar. Chamado de “Uncle Vanya”, seu logotipo lembra alguma outra coisa, não?

Logotipo do "Uncle Vanya" na Rússia (Imagem: Reprodução / Russian Intellectual)
Logotipo do “Uncle Vanya” na Rússia (Imagem: Reprodução / Russian Intellectual)

Nesse sentido, não é difícil encontrar outros exemplos de restaurantes populares ao redor do mundo com sua cota de cópias. Isso vale, também, para aplicativos e serviços. Todavia, não se assuste quando se confundir por causa de um nome ou imagem. A sugestão é a de conferir se realmente está acessando a empresa que deseja.

Você conhece outras marcas que têm suas “semelhantes” por aí?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados