Pode abrir a roda: “amigos próximos” do Twitter é liberado para todos

Círculo, roda, melhores amigos ou como queira chamar: todos os usuários do Twitter podem publicar só para os chegados

Lucas Lima
Por
Grupo de pessoas reunidas em uma roda

Parece que o teste com a Roda deu certo — e esse é o nome que o Twitter adotou no Brasil para o recurso que lembra o “Amigos Próximos” do Instagram. A partir desta terça-feira (30), qualquer pessoa pode publicar , só para os seguidores mais chegados, aquele pensamento da madrugada, uma história bizarra, uma reclamação ou o que der na telha. 

Em testes desde maio, a Roda vinha sendo liberada aos poucos para os usuários. Agora, qualquer pessoa pode adicionar até 150 usuários para compartilhar tweets visíveis somente para eles. É algo diferente da opção da conta protegida, que esconde todos os posts do perfil.

Quando alguém publica tweets só com as pessoas escolhidas para entrar na Roda, um balão verde aparece abaixo da publicação para sinalizar que aquele conteúdo é para poucos. Não é possível retuitar ou compartilhar a publicação, já que se trata de algo privado. Mas, assim como em contas protegidas, uma captura de tela pode expor a postagem.

Para escolher quem vai participar da sua Roda, é só selecionar a opção “Roda do Twitter” na caixa de composição de um tweet. Às vezes dá para conferir também pelo menu — tocando na sua foto, no app, ou nos três pontinhos, no desktop —, mas o botão é de lua e nem sempre está disponível. Por aqui, consigo ver no desktop, mas não no celular.

Super Follow é parecido, mas foca na exclusividade

Enquanto a Roda do Twitter serve para criar um espaço íntimo entre pessoas mais próximas, há outro recurso no Twitter — ainda em expansão — que foca em criar uma área mais profissional para os usuários da rede social.

O Super Follow existe desde o começo de 2021 e funciona como uma assinatura de um perfil: fãs podem contribuir mensalmente com um usuário. Em troca, o criador pode, da mesma forma que na Roda, tweetar só para os assinantes.

O Twitter vem testando diversos recursos para engajar os usuários. A Roda foi uma ideia que apareceu primeiro no Instagram, mas nem sempre essa estratégia de copiar recursos dá resultado.. É o caso dos Fleets, tentativa de implementar os stories na rede do passarinho; a ideia acabou fracassando e a função foi removida.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados