Como usar as Comunidades do Twitter

Entenda o que são as Comunidades do Twitter, aprenda a criar, ingressar e postar nesses espaços e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto

Paula Alves
Por

Recurso lançado pelo Twitter em 2021, as comunidades são espaços da rede social utilizados para conectar usuários em torno de um determinado assunto, de maneira que as pessoas ali presentes possam interagir e compartilhar opiniões sobre o tema. Para entender mais detalhadamente como elas funcionam, abaixo explicamos como criar e postar em uma Comunidade, além de trazermos respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o seu uso. Confira!

Logotipo do Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Espaços temáticos de conversa, as Comunidades podem ser criadas por qualquer usuário da plataforma que possua uma conta que atenda os seguintes critérios:

  • Seja pública;
  • Exista há pelo menos seis meses;
  • Tenha um endereço eletrônico ou número de telefone verificado;
  • Não viole e nem tenha histórico de ter violado qualquer um dos Termos de Serviços do Twitter.

Time needed: 5 minutes.

Caso sua conta se encaixe nessas descrições, você pode fazer uma solicitação à plataforma e criar uma Comunidade no Twitter, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse a aba Comunidades:

    Faça login no Twitter, utilizando seu e-mail e senha. No menu da página inicial, acesse a aba Comunidade, representada pelo ícone de duas pessoas;Como usar as Comunidades do Twitter / Twitter / Reprodução

  2. Crie uma nova Comunidade:

    Nessa aba, você verá todas as comunidades em que está inscrito. No alto da página, no canto superior direito do feed, toque no ícone de “+”Como usar as Comunidades do Twitter / Twitter / Reprodução

  3. Preencha todas as informações:

    Escreva o nome da sua Comunidade, detalhe o seu propósito e escolha se você deseja mantê-la aberta (de maneira que qualquer um possa entrar no espaço) ou deixá-la restrita (para quem só com permissão usuários possam participar do espaço). Caso deseje, esses detalhes podem ser alterados posteriormente. Feito isso, clique em “Criar”. Pronto, sua Comunidade do Twitter já foi criada.Como usar as Comunidades do Twitter / Twitter / Reprodução

Caso a aba Comunidades não esteja visível no seu perfil (para alguns usuários ela apenas se torna visível quando ele ingressa em algum destes espaços), você também pode solicitar a criação de uma Comunidade por meio deste link.

Lembre-se que ao criar uma Comunidade você se torna o administrador da mesma, o que quer dizer que você passa a ser responsável pelas regras e pela manutenção das conversas e diálogos saudáveis daquele espaço, apagando comentários e excluindo membros, se necessário. Além disso, para ajudá-lo, você pode escalar alguns usuários como Moderadores, de maneira que eles colaborem com o lugar, mantendo a Comunidade ativa e saudável.

Para ambas as funções, vale conferir as diretrizes e funções de administradores e moderadores no Manual de Moderador de Comunidade.

Twitter no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Twitter no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Como postar em uma Comunidade

Qualquer usuário que faça parte de uma Comunidade do Twitter pode participar das conversas daquele espaço. Para isso, siga os passos:

  1. Abra sua conta do Twitter e escreva no campo de texto, como de costume;
  2. Em seguida, ao lado da sua foto de perfil, repare que há um botão (visível apenas para quem faz parte de alguma Comunidade) em que você pode selecionar sua audiência. Por padrão, esse botão estará na opção “Qualquer pessoa”, de modo que os tweets por você postados apareçam para todos os seus seguidores;
  3. Clique sobre o botão para que apareça uma lista com todas as comunidades das quais você faz parte;
  4. Clique sobre a Comunidade em que deseja postar;
  5. Clique em “Tweetar” para enviar seu tweet. Pronto, sua mensagem será postada na Comunidade escolhida.
Quem pode participar de uma Comunidade do Twitter?

Qualquer usuário que tenha uma conta pública pode ingressar ou pedir para ingressar (caso a Comunidade seja restrita) naquele espaço.

Quem pode ver as conversas da Comunidade?

As Comunidades são visíveis para qualquer usuário do Twitter, mas apenas membros que façam parte dela podem fazer postagens.

Posso sair de uma Comunidade a qualquer momento?

Sim, sem problema algum. Além disso, membros que desrespeitem qualquer regra da Comunidade também podem ser removidos do espaço pelos seus moderadores.

Como posso descobrir e entrar em novas Comunidades?

No menu do Twitter, acesse a aba Comunidades. No topo da página, clique no símbolo de Lupa para aparecer uma lista com várias sugestões de Comunidades. Se alguma delas te interessar, clique sobre ela para visualizá-la. Se decidir ingressar no espaço, toque em “Participe”. Leia as regras da Comunidade que aparecerão na tela e toque em “Concordar e Ingressar”.

Caso você ainda não esteja em nenhuma Comunidade e, por isso, a aba do recurso não apareça em seu menu, é preciso ter o link direto da Comunidade em que você deseja ingressar para poder acessá-la.

Com informações: Central de Ajuda Twitter

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados

Relacionados