Quanto tempo levaria para bloquear o Twitter no Brasil?

Elon Musk ameaça descumprir decisões judiciais. Num turbulento cenário como este, Justiça pode determinar que operadoras cortem o acesso à plataforma.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 semanas
Elon Musk (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Elon Musk ameaçou não cumprir mais decisões sobre retirada de conteúdo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As operadoras de telecomunicações do Brasil têm capacidade técnica para bloquear o Twitter “em questão de horas”, de acordo com uma fonte ouvida pelo Tecnoblog. Esta possibilidade surgiu nas últimas 24 horas, diante de comentários feitos pelo empresário Elon Musk, dono da plataforma, sobre não cumprir decisões judiciais.

Os trâmites para bloqueio de plataforma digital necessariamente envolvem uma ordem judicial. O mais provável é que ela cite a Agência Nacional de Telecomunicações. Ao receber a determinação, a Anatel compartilha o ofício com as mais de 20 mil empresas de telefonia do país.

Segundo notícia publicada pelo UOL, algumas delas estariam de prontidão para cumprir uma eventual medida judicial. O bloqueio em si ocorreria de maneira gradual, conforme cada operadora faz ajustes em seus sistemas para cortar o acesso aos endereços e IPs associados ao Twitter (ou X, como preferir).

É importante notar que a Justiça pode determinar a retirada de posts específicos em redes sociais. Musk sugeriu não cumprir mais este tipo de decisão quando vier do Supremo Tribunal Federal. Num turbulento cenário como este, o passo seguinte seria a Justiça determinar a retirada da própria rede social, o que passaria a envolver também as empresas de telecomunicações.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados