Como ativar o Modo Noturno no Instagram [Android e iOS]

Executivo anunciou a chegada do modo escuro do Instagram pelo Twitter. De lá para cá, muita gente vem tentando ativar

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 6 meses
instagram tb ladinho

O modo noturno, enfim, chegou ao Instagram — rede social na qual os usuários costumam passar bastante tempo rolando a tela. Outros tantos aplicativos já adotaram o modo escuro. Porém, no que diz respeito à rede social, algumas versões do Instagram ainda acompanham as configurações do celular e não sendo possível selecionar o dark mode dentro do aplicativo. Em apps atualizados, basta trocar o tema nas configurações.

Antes de começar, note que a chegada do recurso pode demorar mais ou menos na sua conta, em função de como/quando o iOS e o Android serão atualizados para este fim. Adam Mosseri, chefe executivo do Instagram, anunciou o modo escuro no Twitter. De lá para cá, muita gente vem tendo dúvidas de como ativar o modo noturno no Instagram.

Como ativar o modo noturno no Instagram

Se você já tem o app atualizado, basta seguir as etapas abaixo:

  1. Abra o Instagram no seu perfil;
  2. Toque no menu do topo;
  3. Escolha “Configurações”;
  4. Toque em “Tema”;
  5. Escolha entre: claro, escuro (dark mode/noturno) ou padrão do sistema.

Se escolher “Escuro”, só o Instagram fica em modo noturno e o resto do sistema se mantém. Se você escolher “padrão do sistema”, o Instagram sempre o acompanhará.

Como ativar o Modo Noturno no Instagram

Essa solução funciona de maneira muito similar tanto no Android quando no iOS (iPhone). Se seu Instagram ainda não está atualizado, por algum motivo, é preciso ativar o modo noturno no sistema operacional e o Instagram vai mudar automaticamente, refletindo as configurações do celular. O Threads do Instagram já tem dark mode.

Como ativar o modo noturno no Android

  1. Entre nas “Configurações”;
  2. Toque em “Tela”;
  3. Entre em “Avançado” e role a tela para baixo;
  4. Toque em “Tema do dispositivo” e selecione “Escuro”;
  5. Algumas partes do sistema ficarão escuras, incluindo o Instagram.

Tema escuro e inversão de cores no Android

Algumas versões do Android podem não oferecer o “tema escuro”. Mas, você pode alterar a exibição para noturna usando a opção “Inversão de cores”. Não é a ideal, pois funciona como um negativo. Entretanto, é capaz de inverter também o Instagram.

  1. Entre nas “Configurações”;
  2. Toque em “Acessibilidade”;
  3. Em “Tela”, ative a opção “Tema escuro” ou “Inversão de cores”; 
  4. O tema escuro se aplica à IU do Android e aos aplicativos executados no seu dispositivo. O Google diz que as cores não são alteradas em mídias, mas foram.

Por que não é o ideal?

A inversão de cores troca os valores de cor. Por exemplo, o texto preto em uma tela branca se torna branco em uma tela preta. Quando a inversão de cores também se aplica a mídias pode haver problemas com a qualidade da cor ou a legibilidade.  

Como ativar o modo noturno no iOS

  1. No iOS, acesse “Ajustes”;
  2. Depois, vá em “Tela e Brilho”;
  3. Selecione “Escura” para ativar o “Modo Escuro”.
ios13-iphone-xs-dark-mode

Feito isso, o Instagram deve obedecer a configuração do iOS, a partir do iOS 13, com modo noturno. Você ainda pode ativar ou desativar o “Escuro” na Central de Controle.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados