X (Twitter) encerra o suporte a fotos de perfil em NFT

Rede social de Elon Musk removeu todas as menções sobre NFTs nas páginas de suporte; recurso era exclusivo para assinantes do Twitter Blue/X Premium

Lucas Braga
Por
Logo do X (antigo Twitter)
X remove suporte a NFTs (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Você ainda lembra de NFT? O X (antigo Twitter) decidiu acabar com as fotos de perfil com os tokens não fungíveis. O recurso existia desde antes de Elon Musk comprar a rede social, e era exclusivo para assinantes pagos da plataforma.

Lançado como um recurso do antigo Twitter Blue, proprietários de NFTs baseados em Ethereum conseguiam exibir as artes digitais como sua foto de perfil. A rede social diferenciava os NFTs de imagens convencionais, uma vez que o avatar ficava num formato de hexágono.

O recurso não durou muito tempo. Todas as menções ao suporte de NFT como foto de perfil foram removidos das páginas de suporte do X Premium.

Ao menos por enquanto, a medida não parece afetar perfis do X que já tinham NFTs como foto de perfil. A arte digital continua sendo exibida como um hexágono, e os demais usuários da rede social continuam visualizando o avatar de forma diferenciada.

Aviso do Twitter sobre NFTs como fotos de perfil (Imagem: Reprodução)
Aviso do antigo Twitter sobre NFTs como fotos de perfil (Imagem: Reprodução)

No Twitter, os NFTs fizeram algum sucesso, especialmente com ilustrações de macacos do Bored Ape Yacht Club. Diversas celebridades compraram esses NFTs, incluindo Neymar, Justin Bieber e Post Malone.

De acordo com o site NFT Stats, o preço médio de uma arte digital do Bored Ape Yacht Club é de US$ 59,5 mil nos últimos sete dias. A coleção completa possui mais de 10 mil NFTs distintos.

NFTs são removidos após divulgação de planejamentos do X

A remoção do suporte aos NFTs ocorreu pouco após o X ter divulgado o planejamento para o ano de 2024. Um dos destaques é a utilização de inteligência artificial para melhorar o sistema de publicidade, que irá compreender melhor os clientes, melhorar a pesquisa e aprimorar os anúncios.

A inteligência artificial também será utilizada para sugestão de conteúdo aos usuários, com um novo recurso de encontrar postagens semelhantes. O X Premium também incluirá acesso ao Grok, uma IA para competir com o ChatGPT.

Além disso, a rede social de Musk irá lançar um sistema de pagamentos entre pessoas. Não se sabe quando (ou se) o recurso chegará ao Brasil, mas o X trabalha para conseguir licenças de operação financeira em diversas regiões dos Estados Unidos.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados