Wi-Fi 7 é lançado oficialmente e promete ser até quatro vezes mais rápido

Wi-Fi Alliance conclui especificações e lança certificação do novo padrão. Conexão simultânea em diferentes frequências é uma das novidades.

Giovanni Santa Rosa
Por
Wi-Fi 7 já está em aparelhos lançados nos últimos anos (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Wi-Fi Alliance lançou oficialmente o Wi-Fi 7 e passará a certificar aparelhos que usem o novo padrão. Assim, os produtos terão garantia de interoperabilidade. A tecnologia promete ganhos de eficiência e velocidade em relação ao Wi-Fi 6E.

Se você já viu por aí produtos com Wi-Fi 7, é porque as empresas se adiantaram, mesmo com o padrão em fase de desenvolvimento. Agora, as especificações estão concluídas, dando forma final à nova conexão sem fio.

O anúncio do Wi-Fi 7 foi feito na CES 2024, em Las Vegas (EUA). Segundo a Wi-Fi Alliance, mais de 233 milhões de dispositivos com o padrão devem entrar no mercado em 2024, chegando a 2,1 bilhões em 2028.

Os produtos já lançados podem ou não receber a nova certificação. Mesmo que não recebam, devem funcionar com os novos aparelhos — a certificação é apenas uma garantia de que tudo deve sair como o esperado.

Selo de certificação do Wi-Fi 7
Agora que o padrão foi fechado, Wi-Fi Alliance vai usar selo para certificar dispositivos (Imagem: Reprodução/Wi-Fi Alliance)

Wi-Fi 7: o que há de novo?

O Wi-Fi 7 promete entregar velocidades entre 40 Gb/s e 46 Gb/s. A título de comparação, o Wi-Fi 6 chega a 9,6 Gb/s. Para conseguir isso, a conexão sem fio recorre a alguns avanços tecnológicos:

  • Canais de 320 Hz, mais amplos que os de 160 Hz do Wi-Fi 6 e os 80 Hz do Wi-Fi 5.
  • Banda de 6 GHz, permitindo melhor funcionamento em locais com congestionamento de sinal. Ela não é inédita, pois já era utilizada pelo Wi-Fi 6E. As bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, já usadas por versões anteriores do Wi-Fi, continuam presentes.
  • Operação Multi-Link, para permitir que um mesmo dispositivo se conecte simultaneamente usando mais de uma frequência, obtendo mais velocidade, estabilidade e latência menor.
  • Modulação 4K QAM, que permite que mais dados sejam transmitidos em cada sinal, aumentando a transferência de dados.

Além disso, o Wi-Fi 7 tem criptografia no padrão WPA3, assim como o Wi-Fi 6. Ele é mais seguro que o WPA2 das versões anteriores.

O novo padrão deve ajudar em aplicações como transmissão de vídeos em 8K, realidade virtual, jogos online, transmissão de arquivos e uso industrial.

Com informações: Wi-Fi Alliance, MakeUseOf, The Verge

Receba mais sobre Wi-Fi Alliance na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados