Notícias Celular

Apple detalha como iPhone 14 usa satélites para SOS de emergência

Novo iPhone 14 consegue se conectar via satélite para enviar mensagens de emergência e compartilhar localização no Find My

Lucas Braga
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Apple anunciou seus novos smartphones nesta quarta-feira (7), e a linha iPhone 14 conta com uma novidade relacionada a telecomunicações. Os produtos ganharam possibilidade de se comunicar via satélite, permitindo usar o celular em emergências mesmo nos locais onde não há cobertura das operadoras convencionais.

Uso de comunicação via satélite para emergências no iPhone 14
Uso de comunicação via satélite para emergências no iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

A versatilidade da conectividade via satélite do iPhone 14 é limitada em comparação com redes terrestres tradicionais. O serviço é focado em emergências, e envia mensagens pré-definidas para uma central da própria Apple. Não dá para usar aplicativos como WhatsApp ou fazer ligações de voz, por exemplo.

Junto ao pedido de socorro, o alerta de SOS enviado pelo iPhone informa as coordenadas geográficas com a localização do usuário, nível de bateria e ficha médica. A central da Apple repassa as informações para o serviço de emergência mesmo se ele não tiver viabilidade para receber mensagens, intermediado via ligação feita por uma equipe responsável.

Emergency Satelite iPhone 14
Emergency Satelite do iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

O funcionamento depende que o iPhone tenha visada para um satélite, e o próprio sistema orienta o usuário a posicionar o smartphone da forma correta para conseguir sinal. Segundo a Apple, o envio de um alerta SOS leva menos de 15 segundos em céu aberto, mas pode demorar alguns minutos caso o tempo esteja nublado.

A Apple detalhou que a comunicação via satélite só poderá ser utilizada em locais sem cobertura de redes celulares e Wi-Fi. Também há um empecilho geográfico: o serviço SOS de emergência pode não estar disponível em locais com latitude acima de 62º, impactando o uso no norte do Canadá e no estado do Alasca.

Além das mensagens SOS, o serviço de satélite da Apple permite que o usuário compartilhe a localização do dispositivo pelo Find My. É uma forma de informar amigos e familiares onde você está durante uma escalada nas montanhas, por exemplo.

Localização compartilhada via satélite no iPhone 14
Localização compartilhada via satélite no iPhone 14 (Imagem: Reprodução / Apple)

SOS via satélite da Apple será pago

Existem alguns pormenores do serviço de satélite da Apple. O lançamento do recurso de SOS ocorre em novembro estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos e Canadá, deixando de lado o Brasil e outros países.

De qualquer forma, a função está disponível mesmo para aparelhos vendidos em outros países (com exceção de iPhones comprados na China, Hong Kong e Macau). Os proprietários desses dispositivos poderão usar o recurso de SOS em viagens para os Estados Unidos e Canadá.

Além disso, o serviço será pago. Quem comprar um iPhone ganhará dois anos do serviço gratuito, e depois terá que pagar uma taxa para manter o alerta SOS disponível. Os preços ainda não foram divulgados.

Com informações: Apple

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque