Apple demora, mas coloca porcentagem de bateria nestes 4 modelos de iPhone

iPhone XR, 11 e outras edições recebem ícone com porcentagem da bateria; mudança deu as caras no primeiro beta do iOS 16.1

Bruno Gall De Blasi
Por
Indicador de bateria com porcentagem do iOS 16 é levado para mais iPhones (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O retorno da porcentagem de bateria ao iPhone X e edições mais recentes é uma das principais “novidades” do iOS 16. Ainda assim, alguns modelos, como o iPhone XR e 11, ficaram de fora e não receberam o novo indicador. Felizmente, a Apple pretende liberar a mudança aos demais celulares com notch no iOS 16.1.

Os rastros da novidade deram as caras no primeiro beta da atualização, liberada nesta quarta-feira (14). Caso nada seja alterado até a versão final, donos do iPhone XR, 11 e dos modelos Mini terão acesso à opção para habilitar a porcentagem no ícone de bateria. Antes, o recurso estava limitado às alternativas com tela OLED ou grande:

“O iPhone XR, iPhone 11, iPhone 12 Mini e o iPhone 13 Mini não exibem a porcentagem de bateria na barra de status”, diz uma página de suporte da Apple.

A ausência do recurso nos modelos com tela LCD ou de 5,4 polegadas deu o que falar entre os usuários. Afinal, mesmo que estes celulares tenham uma densidade de pixels menor, não seria exatamente um impeditivo para aplicar o indicador. Confira as diferenças entre as gerações mais antigas:

ModeloTamanhoResoluçãoDensidade
iPhone XOLED de 5,8 polegadas2436 x 1125 pixels458 ppp
iPhone XRLCD de 6,1 polegadas1792 x 828 pixels326 ppp
iPhone XSOLED de 5,8 polegadas2436 x 1125 pixels458 ppp
iPhone 11LCD de 6,1 polegadas1792 x 828 pixels326 ppp
iPhone 11 ProOLED de 5,8 polegadas2436 x 1125 pixels458 ppp

Este também não é exatamente o problema das opções com tela menor. Tanto o iPhone 12 Mini e 13 Mini quanto o iPhone 12 e 13 têm quase as mesmas características das alternativas maiores:

  • iPhone 12 e iPhone 13: OLED de 6,1 polegadas com resolução de 2532 x 1170 pixels a 460 ppp;
  • iPhone 12 Mini e iPhone 13 Mini: OLED de 5,4 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels a 476 ppp.

A Apple, no entanto, não informou até hoje o motivo da ausência do recurso nas edições com tela menor ou LCD no iOS 16.0. Também não há previsão de lançamento do iOS 16.1 para todos os usuários.

Modelos sem notch continuaram a exibir porcentagem da bateria na barra de status (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)
Modelos sem notch continuaram a exibir porcentagem da bateria na barra de status (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

Apple ainda precisa melhorar o indicador de bateria

O retorno do indicador numeral de bateria é um dos recursos que mais faziam falta nos modelos com notch. Pegando o meu caso como exemplo, eu habilito a porcentagem na barra de status desde o iPhone 3GS. Logicamente, tratava-se de um recurso simples, mas que ajudava com a antiga bateria que mal durava metade de um dia.

Hoje, a situação está bem melhor. Mas a porcentagem ainda faz falta, pois, antes do iOS 16, era necessário abrir a central de controle para acessar o dado nas opções com notch. Em outras palavras: em vez de só olhar para um único lugar, os usuários precisam encostar o dedo no canto superior direito da tela e arrastá-lo para baixo para ter acesso à informação.

A Apple, felizmente, está levando o recurso às gerações com notch no display. No entanto, ainda há percalços, já que o ícone não é alterado conforme a bateria é consumida. O indicador só muda de cor quando está com o modo de economia ativado (amarelo) ou quando a carga está quase no fim (vermelho).

Confesso que esta limitação é um incômodo que quase me fez desativar a porcentagem na barra de status. Afinal, volta e meia acho que a bateria está completa, pois a barrinha quase sempre está cheia – menos quando está abaixo de 20%. Apenas o número é alterado conforme o componente descarrega ao longo do dia.

A exceção fica para os modelos sem notch. Tanto o iPhone 8 quanto o iPhone SE, assim como as gerações anteriores, nunca deixaram de exibir a porcentagem na barra de status. Além disso, o indicador é alterado conforme o consumo, e não fica sempre completo como nas edições com notch após a atualização para o iOS 16.

Mas e você, tem um iPhone X ou mais recente e ativou a porcentagem da bateria? O que achou? Compartilhe suas opiniões lá na Comunidade do Tecnoblog.

Com informações: 9to5Mac e Apple (Suporte)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados