Starzplay muda nome para Lionsgate+, apostando na força internacional da marca

Rebranding da marca acontecerá em 35 países fora dos EUA e Canadá; plataforma conta com sucessos como The Great e Normal People

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
Starzplay muda de nome e passa a se chamar Lionsgate+ / Lionsgate / Divulgação
Lionsgate (Imagem: Divulgação / Lionsgate)

Tem novidade à vista no mundo dos streamings! Nesta quarta-feira (28), a Lionsgate anunciou que o Starzplay, serviço de streaming do grupo Starz, que é de sua propriedade, ganhará um rebranding. A partir de amanhã (29), a plataforma passará a ser chamada de Lionsgate+ em 35 mercados, incluindo o Brasil.

Casa de sucessos como The Great, Normal People e The Act, a Starzplay (agora Lionsgate+) chegou no Brasil em 2019.

Apesar de contar com uma plataforma própria, ainda no ar, pouco tempo depois o streaming foi adicionado ao aplicativo da Apple TV e ao Prime Video Channels, podendo ser assinado de forma avulsa dentro dos próprios serviços.

Além da mudança de nome no Brasil, o Starzplay também passará a ser chamado de Lionsgate+ na Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Finlândia, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Argentina, Belize , Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, Austrália e Japão.

As únicas exceções internacionais serão as plataformas Starzplay Arabia e Lionsgate Play, presentes no sul e sudeste da Ásia, que manterão seus nomes originais.

https://youtu.be/844Ycu_Sqb4

Rebranding faz parte de reestruturação do estúdio

Há alguns meses a Lionagste tem imprimido esforços para separar as operações de seu estúdio das realizadas pela marca Starz. Ainda que mantenham estratégias em conjunto, a ideia é que esses negócios funcionem de maneira separada, possibilitando inclusive que a Lionsgate possa trabalhar para outros players do mercado.

A novidade anunciada hoje vai de encontro às recentes decisões da produtora, já que o rebranding atinge o mercado internacional, mas não afeta nem os EUA e nem o Canadá, onde sua plataforma continua a ser chamada de Starz.

Em comunicado feito hoje, o presidente e CEO da Starz, Jeffrey Hirsch, enfatizou que mesmo com a separação, a mudança fora dos EUA é importante devido ao peso que a Lionsgate carrega consigo.

“Operar internacionalmente sob a Lionsgate+ traz uma identidade distinta e diferenciada em um mercado internacional cada vez mais disputado (…) Mesmo com a separação da Starz e do negócio de estúdios da Lionsgate, a marca Lionsgate continuará sendo valiosa para o sucesso contínuo de nossa plataforma internacional.”

Starzplay e Star+ tiveram nomes disputados na justiça

Chega a ser irônico que o Starzplay passe agora a se chamar Lionsgate+. A Starz, marca da qual a plataforma é derivada, entrou em rota de colisão direta com a Disney no ano passado devido aos nomes de suas plataformas.

20 séries do streaming indicadas ao Globo de Ouro 2021 / Starzplay / Divulgação
The Great, série disponível no Starzplay (Imagem: Divulgação / Starzplay)

Em abril de 2021, a empresa do Mickey anunciou que lançaria no Brasil e em outros países da América Latina o Star+, serviço de streaming da Disney focado no público adulto, que não existe nos EUA.

Na época, a decisão não agradou em nada a Starz, que já atuava no Brasil com o Starzplay e acreditava que a semelhança entre os nomes iria confundir o público. O embate foi parar na justiça e demandou quatro meses de negociações, que só foram resolvidas quando as empresas acordaram que a Disney pagaria R$ 50 milhões à Starz pelos possíveis danos causados.

Apesar de todo o imbróglio, a resolução do conflito pareceu de fato ter sido cordial, a ponto de em maio de 2022 a Disney anunciar um combo dos seus streamings (Disney+ e Star+) com a Starzplay.

Com informações: Variety e Hollywood Reporter

Receba mais sobre Lionsgate+ na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados