Android 13 deixará você alternar sua música entre fones Bluetooth e smart TV

Nova função do OS do Google vai permitir o revezamento entre dispositivos com um simples toque na tela e sem precisar desbloquear o celular

Ricardo Syozi
Por
Android 13

A cada nova atualização do sistema operacional do Google, os usuários se perguntam quais são as novidades adicionadas. Normalmente, além de melhorias na performance, detalhes e recursos são introduzidos para aprimorar a experiência como um todo. Ao que tudo indica, o Android 13 terá algo muito útil para sua base instalada: a possibilidade de alternar músicas entre os fones Bluetooth e a smart TV com um simples toque na tela.

A função foi descoberta por Mishaal Rahman e publicada no blog do Esper. Antes do recurso, a única opção da pessoa era a de mudar qual dispositivo Bluetooth queria usar durante uma reprodução, seja de música ou de podcast. Isso pode ser útil, claro, caso a alternância seja entre fones de ouvido e uma soundbar, por exemplo.

No entanto, os usuários sempre querem um maior controle com seus gadgets. Por isso, a nova funcionalidade virá bem a calhar.

Com ela, o botão para alternar saída de áudio no Android 13 passará a mostrar dispositivos Google, caso o aplicativo suporte, claro. Sendo assim, será possível curtir um episódio do Tecnocast no Spotify no smartphone e, em seguida, transferir para a smart TV para continuar a diversão.

Tudo isso apenas tocando no botão na tela do telefone, sem precisar desbloqueá-lo ou abrir o aplicativo em uso.

Android 12 e 13
Do lado esquerdo como os “controles de mídia” são no Android 12 e do lado direito como ficarão no Android 13 (Imagem: Blog Esper e Tecnoblog)

Além disso, a atualização permitirá a adição de outros aparelhos para a pessoa revezar entre eles sempre que tiver vontade.

Uma nota no update mais recente do Google Cast SDK diz que “as transferências de mídia remota para outras devem rolar automaticamente para telefones Android sem precisar atualizar o aplicativo através de uma atualização dos serviços do Google Play em breve”.

Em outras palavras, os desenvolvedores não precisarão levantar um dedo para ativar a novidade.

Recurso deveria chegar no Android 11

Curiosamente, a opção de alternância entre aparelhos Bluetooth e outros gadgets foi mencionada ainda no lançamento do Android 11, mas só está dando as caras na versão 13 do sistema operacional.

Na época, o Google introduziu os chamados “controles de mídia” na interface dos smartphones. Com eles, é possível conferir notificações, controlar a reprodução e alternar entre acessórios de mídia. Contudo, apenas o dispositivo atual e quaisquer dispositivos Bluetooth emparelhados aparecem na lista.

Felizmente, o maior controle chegará para oferecer mais qualidade de vida aos usuários.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados