Gmail agora traz resultados relacionados caso não encontre o que você buscou

Serviço anunciou melhorias na sua ferramenta de pesquisa; novidades também chegam para clientes que usam a versão grátis do webmail

Paula Alves
Por
Gmail faz 20 anos: como o serviço mudou o e-mail ao oferecer 1 GB de espaço (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Gmail quer facilitar a vida online de seus usuários. Ao menos, é isso o que mostra a sua mais recente atualização, anunciada na última quinta-feira (20). Graças a ela, tanto o Google Chat quanto o serviço de e-mail na sua versão para web e para dispositivos móveis (Android e iOS) receberão melhorias na sua barra de pesquisa e nos resultados encontrados.

Ao todo, três aprimoramentos foram anunciados pela equipe do Google Workspace, começando pelo uso inteligente do histórico de buscas da plataforma.

Agora, o próprio Gmail ajudará o usuário durante a sua pesquisa, sugerindo termos baseados em consultas prévias no serviço. Isso quer dizer que ao começar a digitar uma palavra na barra de pesquisa, será possível ver sugestões feitas pela plataforma com base em tudo o que a pessoa já buscou.

A novidade pode ser interessante para quem recorrentemente precisa resgatar e-mails ou conversas sobre um determinado tema. Afinal, seu próprio histórico de consultas irá agilizar esse processo.

Já liberado para Android, o aprimoramento deve chegar para iOS até o final de outubro.

Gmail melhora busca por e-mails e chats antigos / Google / Divulgação
Histórico de buscas ajudará em sugestões de pesquisa (Imagem: Divulgação / Google)

Outra melhoria anunciada pela plataforma foi a da abrangência de resultados de pesquisa – atualização já disponível na versão web do serviço.

Graças a ela, diferente do que acontecia antes, o Gmail não irá mais simplesmente responder que “nenhuma mensagem correspondeu à sua pesquisa” quando um termo não for encontrado.

Agora, mesmo que a palavra não apareça em nenhum e–mail ou arquivo do serviço, o sistema conseguirá fazer uma lista de conversas que possuem vocábulos relacionados a ela.

Nesses casos, o usuário será informado de que o termo exato não foi encontrado, mas poderá visualizar outros e-mails que talvez correspondam ao que ele busca.

Gmail melhora busca por e-mails e chats antigos / Google / Divulgação
Resultados relacionados ao termo pesquisado (Imagem: Divulgação / Google)

Pesquisa poderá ser refinada por marcadores

Além das novidades acima, o Gmail também irá permitir que o usuário refine sua busca para trazer resultados mais focados naquilo que procura.

Isso quer dizer que, quando for fazer uma pesquisa, a pessoa poderá realizá-la diretamente em um dos marcadores do serviço, de maneira que os resultados encontrados fiquem restritos apenas aos e-mails que possuem aquela etiqueta.

Já disponível para Android e iOS, o recurso tem tudo para facilitar a vida de quem precisa buscar uma mensagem específica e que, em uma pesquisa abrangente, traria diversas outras correspondências.

Com informações: Google Workspace

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados