Norma da ABNT ajuda a criar apps acessíveis para pessoas com deficiência

Norma Brasileira ABNT NBR 17.060 agrega requisitos para criar apps e sites mais acessíveis em smartphones; o documento já está disponível no site da associação

Bruno Gall De Blasi
Por
Usando celular. Foto: terimakasih0/Pixabay

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou uma nova norma para garantir mais acessibilidade em celulares. Inaugurada nesta quarta-feira (26), Norma Brasileira ABNT NBR 17.060 oferece mais de cinquenta requisitos para desenvolver apps e sites inclusivos para smartphones. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência. 

A norma foi revelada em um evento online, no canal oficial da associação do YouTube. Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, esta é a primeira norma que ajudar a criar políticas públicas de inclusão digital para pessoas com deficiência. “O documento normativo servirá de base para ampliar o entendimento sobre o tema, possibilitando que mais pessoas possam entender, interagir e navegar independente de suas deficiências”, disse.

O documento foi elaborado pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade da associação (ABNT/CB-040) através da Comissão de Estudo de Acessibilidade. O desenvolvimento da novidade também contou com o auxílio do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

ABNT: norma traz requisitos para tornar apps acessíveis

A NBR traz 54 requisitos para otimizar a experiência de aplicativos e sites executados pelo celular. A lista agrega orientações voltadas a elementos não textuais, por exemplo, como ícones, que devem contar com texto alternativo para descrever o seu significado. As determinações da norma são dividas nos seguintes temas: “percepção e compreensão”, “controle e interação”, “mídia” e “codificação”.

“Seguir essas recomendações significa possibilitar que pessoas com limitações para enxergar, ouvir, falar, mover-se, ou compreender, possam usufruir de uma experiência segura e autônoma quando navegarem em páginas web e aplicativos por meio de smartphones”, afirmou Reinaldo Ferraz, especialista do Ceweb.br e NIC.br.

A Norma Brasileira ABNT NBR 17060 já está disponível no ABNT Catálogo. O documento pode ser comprado na plataforma por R$ 178,50.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados