Antena “invisível” de TV digital tem design curioso em forma de Y

DTV-300 da Aquário é uma antena para TV digital aberta com custo baixo e que pode ser escondida em móveis, janelas ou atrás da sua televisão

Lucas Braga
Por
Antena da Aquário é flexível e pode se esconder na sua casa
Antena da Aquário é flexível e pode se esconder na sua casa (Imagem: Reprodução)

Não é difícil utilizar a TV digital aberta: com um televisor compatível ou conversor de sinais, basta ligar uma antena adequada e fazer a busca de sinal. Esse modelo da Aquário é uma alternativa para quem quer uma antena interna que não interfira na decoração da sua casa.

O produto em questão é o DTV-300, uma antena digital interna que a Aquário promete ser “invisível”. Na prática, ela é bem visível, mas parece fácil de ser escondida graças ao seu formato em Y, com três partes que se interligam por um cabo flexível. Parece um estetoscópio, vai.

Uma antena de TV para camuflar na sua casa

Nos exemplos divulgados pela Aquário é possível camuflar a antena em móveis ou mesmo em uma janela de vidro, deixando a TV livre. Também dá para instalar atrás da televisão, no rack ou colocar na parede — a ideia é que o consumidor encontre o local onde seja possível captar o melhor sinal. Apesar de ter o formato, nem sempre ela ficará em Y dependendo de como posicionada pelo proprietário.

Antena em Y da Aquário
Antena em Y da Aquário (Imagem: Divulgação)

A Aquário aposta na antena DTV-300 como uma opção para a Copa do Mundo, época em que aumenta o interesse por TVs e formas para acompanhar a Seleção Brasileira ao vivo. O produto foi lançado em julho de 2022; de acordo com a fabricante, mais de 15 mil unidades foram vendidas em menos de 10 dias.

Como qualquer antena de TV digital, o produto permite captar sinal ao vivo em alta definição. O resultado obtido também depende do sinal emitido pelas emissoras — dependendo do local, uma antena interna não resolve o problema e pode ser necessário optar por um modelo externo, instalado no telhado ou em outro local ao ar livre.

Posições sugeridas pela Aquário para a antena DTV-300
Posições sugeridas pela Aquário para a antena DTV-300 (Imagem: Reprodução)

A Aquário também diz que sua antena é compatível com transmissões em 4K, mas isso não é exatamente uma vantagem. Ainda não existe sinal com essa resolução disponível pelas emissoras brasileiras.

Apesar de ser uma antena elegante e com preço baixo, não pretendo trocar o meu arame de fechar pão, que está conectado na minha TV e sintoniza quase todos os canais. A DTV-300 está disponível no site da própria Aquário por R$ 19,90 — dependendo de onde você mora, o frete fica mais caro que a própria antena. 🤷

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados