Privacidade online: existe ou não? As discussões na Comunidade do TB

Privacidade online, cabo HDMI, Google, Meta, Twitter e mais! Estes foram os destaques da Comunidade do Tecnoblog entre os dias 05 e 11 de novembro

Amanda Machado
Por
Privacidade online: existe ou não? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Sábado é dia de navegar pelos tópicos que mais repercutiram lá na Comunidade do TB. Tem discussões sobre privacidade online, cabo HDMI, demissões na Meta, Google removendo conta de usuário, e mais. Vem comigo, conferir esses e outros assuntos que foram destaque entre os dias 05 e 11 de novembro. Tudo pronto? 😆

Será que a privacidade online existe mesmo?

Hoje fazemos praticamente tudo pelo computador ou celular. A internet e os dispositivos móveis estão aí e nós podemos usá-los para suprir as nossas necessidades, o que é ótimo, além de contribuir para o desenvolvimento de várias áreas.

Só que um ponto constantemente discutido sobre esse mundo todo conectado que vivemos é a questão da privacidade online. Será que ela existe mesmo ou é tudo um mito? Essa foi a questão levantada pelo William G.:

pergunta william comunidade tb

Tem quem ache que a privacidade online não existe mais. Para o Felipe_Silva no celular é impossível ter privacidade, mas no computador ainda dá para “[…] tentar fugir das grandes corporações”.

mulher com celular na mão e fundo colorido
Privacidade online existe? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Já para o centauro, é possível sim ter o mínimo de privacidade mesmo em celulares e computadores:

Privacidade não é uma variável discreta, mas sim contínua. Você pode ter algum grau de privacidade mesmo usando celular ou a internet.

Mas tratar a privacidade como uma variável discreta é o problema, porque as pessoas passam a acreditar nessa máxima de que “privacidade na internet não existe” e simplesmente abrem mão de toda e qualquer ferramenta para aumentar a privacidade, crente que é inútil porque trata a privacidade como binário.

Mesmo assim, Felipe_Silva ainda acredita que não existe nenhum grau de privacidade em celulares:

Cada app faz coleta de dados, o próprio sistema faz coleta de dados, alguém em algum momento está sempre coletando os teus dados do celular.

Sem um sistema inteiramente voltado a privacidade, não tem como usar um celular sem uma enorme exposição.

Em contrapartida, para o ivanilton existem sistemas operacionais para celular que respeitam a privacidade, só que eles não são direcionados para a massa: “Eu penso que o anonimato é um grau de privacidade”.

E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? Acredita que ainda é possível ter privacidade online hoje ou só se a gente viver em uma floresta igual ao Tarzan, como CesarStoffell comentou? Ainda dá tempo de dar a sua opinião. 😄

Privacidade só se lagar qualquer dispositivo que se conecta a qualquer rede e ir morar na floresta à la Tarzan.

CesarStoffell – Comunidade do TB

gif desenho tarzan
Tarzan (Imagem: Disney / Giphy)

Outros tópicos que repercutiram na Comunidade

Outras discussões interessantes também foram destaque na última semana. Para acompanhar todas as opiniões e também deixar a sua, é só acessar os links abaixo:

  1. Notebook, trocar ou não trocar? Eis a questão
  2. Existe algum recurso nativo ou programa que registre tudo aquilo que se está sendo feito em um computador?
  3. Me ajudem a escolher um notebook!
  4. Cabo HDMI tem vida longa?

Calma aí que ainda tem mais! Além de todos esses temas levantados por vocês na Comunidade, nossa equipe também produziu matérias que renderam bastante. 👇

As 5 melhores discussões sobre pautas do Tecnoblog

  1. Google remove conta de usuário que fez backup do WhatsApp
  2. Musk volta atrás e Twitter terá só um selo de “verificado” [atualizado]
  3. Antena “invisível” de TV digital tem design curioso em forma de Y
  4. Meta vai demitir 11 mil pessoas; Zuckerberg detalha como será o processo
  5. Disney é líder de assinantes no streaming, mas Disney+ não chega no cenário ideal

O youtuber Ygor Palopoli relatou no Twitter que perdeu o acesso a sua conta Google após realizar o backup de fotos e vídeos do WhatsApp para o seu Google Drive. Palopoli mantinha o backup do WhatsApp automático para a nuvem. Também no Twitter, outros usuários relataram a perda de suas contas em casos parecidos. O youtuber recuperou a conta na quinta-feira (10).

Google Drive
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

E a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, confirmou que fará desligamentos. Com informações reveladas pelo próprio CEO Mark Zuckerberg, as demissões vão atingir cerca de 11 mil funcionários. A situação acontece para enxugar os gastos da empresa.

Mark Zuckerberg (imagem: Reprodução/Facebook)
Mark Zuckerberg (Imagem: Reprodução / Facebook)

Bom, por hoje é só, eu fico por aqui! Não se esqueça de acompanhar o Tecnoblog e participar das discussões que acontecem na Comunidade. Abraços e até a próxima! ✌️

Receba mais sobre TB Comunidade na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Relacionados