Asus ROG revela notebooks gamer com Intel de 13ª geração e GeForce RTX 4090

Asus ROG Strix, Zephyrus e Flow são atualizados com novos chips da Intel e Nvidia; notebooks para o público gamer também têm tela e resfriamento reforçados

Bruno Gall De Blasi
Por
Asus ROG revela notebooks para o público gamer de 2023 (Imagem: Reprodução/Asus)
Asus ROG revela notebooks para o público gamer de 2023 (Imagem: Reprodução/YouTube)

A nova geração dos notebooks Asus ROG já está entre nós. A Asus anunciou, nesta terça-feira (3), a safra 2023 das linhas Strix, Zephyrus e Flow com Intel de 13ª geração ou AMD Ryzen Zen 4, além das novas placas de vídeo da Nvidia. Os computadores ainda terão telas e sistema de resfriamento reforçados.

Em comum, os lançamentos agregam as placas de vídeo da linha Nvidia GeForce RTX 40 com a arquitetura Ada Lovelace, incluindo a GeForce RTX 4090.

Mas estas não são as única semelhanças. A Asus também levou os processadores Intel de 13ª geração ou com a arquitetura AMD Ryzen Zen 4 aos computadores. Ou seja, potência não vai faltar na safra de 2023.

Asus revela ROG Nebula e resfriamento aprimorado

A Asus preparou outro diferencial aos seus computadores. Trata-se dos monitores ROG Nebula, uma solução para garantir que os notebooks para o público gamer tenham qualidade e desempenho impecáveis.

E o que isso traz de diferente? Segundo a Asus, isto evita que os usuários tenham que lidar com inúmeras especificações para saber se a tela agrega as características necessárias para jogos.

A fabricante também informa que os monitores com o selo trazem os seguintes atributos, no mínimo: resolução QHD, taxa de atualização de 240 Hz, brilho de até 500 nits ou mais e cobertura total da escala de cores DCI-P3 e sRGB. As telas também têm suporte ao Nvidia Advanced Optimus.

A padronização também é acompanhada pelo ROG Nebula HDR, que agrega o painel Mini LED e brilho de até 1.100 nits. E, claro, possui suporte ao HDR, como o nome sugere.

Por fim, a Asus aprimorou o sistema de ventoinhas dos computadores para que os computadores não sobreaqueçam e sejam silenciosos. A nova solução é conhecida como ROG Intelligent Cooling.

Asus ROG Strix Scar (Imagem: Reprodução/YouTube)
Asus ROG Strix Scar (Imagem: Reprodução/YouTube)

ROG Strix traz Intel de 13ª geração e tela de até 18″

A linha de computadores ROG Strix é um pouco mais convencional em termos de visual. Isto porque o computador não possui um design flexível, como o Flow, e também não conta com o AniMe Matrix.

Todavia, os notebooks da linha seguem toda aquela estética gamer com LEDs coloridos em tudo quanto é canto.

A linha chama a atenção pelos modelos com telas de 16 até 18 polegadas, ambas com o selo ROG Nebula. Além disso, a ficha técnica emprega especificações de ponta, como a possibilidade de comprá-lo com a Nvidia GeForce RTX 4090 com TGP de até 175 watts e Nvidia Advanced Optimus.

Os consumidores ainda podem ser comprados com processadores da Intel ou da AMD.

No caso do Strix Scar 16, Scar 18, G16 e G18, a Asus disponibiliza modelos que embalam até o Intel Core i9 13980HX com 24 núcleos e TDP de 65 watts. Já o Strix Scar 17 e G17 podem ser comprados com o AMD Ryzen 9, a depender do modelo escolhido.

Tudo isso está alinhado à memória RAM DDR5 e o armazenamento PCIe 4.0. Mesmo sem revelar detalhes técnicos, a Asus promete uma bateria que dura o dia inteiro aos computadores da família Strix.

Os modelos ainda têm portas Thunderbolt 4, Wi-Fi 6E, câmera Full HD com infravermelho (IR) e são compatíveis com o Aura Sync, solução da fabricante para configurar os LEDs coloridos do setup gamer.

Asus ROG Zephyrus (Imagem: Reprodução/YouTube)
Asus ROG Zephyrus (Imagem: Reprodução/YouTube)

ROG Zephyrus possui desenhos animados na tampa

A família ROG Zephyrus segue uma linguagem mais minimalista. No entanto, os modelos M16 e G14 contam com uma tecnologia chamada AniMe Matrix, que aproveita pequenos LEDs para exibir imagens e textos.

Posicionada na parte de trás, os modelos oferecem mais uma possibilidade para personalizar o computador. Afinal, com o recurso, você pode colocar desenhos animados na tampa do notebook, caso não seja fã dos LEDs coloridos e faça questão de personalizar o computador.

O modelo Asus ROG Zephyrus Duo 16 ainda tem uma tela secundária na altura do teclado.

Em termos de especificação, não há surpresas: a Asus escolheu tudo o que há de melhor do mercado.

Comecemos pela tela, que traz o selo ROG Nebula. Depois, passamos pela ficha técnica que emprega duas alternativas: processadores Intel até o Core i9 13900H nos modelos M16 e G14 ou até AMD Ryzen 9 no Duo 16 e G14.

Os computadores ainda contam com placa de vídeo da Nvidia, memória DDR5, armazenamento PCIe 4.0 e o sistema de resfriamento aprimorado ROG Intelligent Cooling.

Para se conectar, os usuários têm Wi-Fi 6E e portas Thunderbolt 4.

Asus ROG Flow (Imagem: Reprodução/YouTube)
Asus ROG Flow (Imagem: Reprodução/YouTube)

Asus ROG Flow conta com design flexível

A linha ROG Flow também foi atualizada durante a CES 2023.

Também com variantes que empregam o Nebula Display ou Nebula Display HDR, o notebook conta com um design mais flexível, graças às dobradiças que giram em 360º. Dessa forma, você pode usá-lo tanto como um computador quanto como um tablet.

Isto, no entanto, não reduz o poder de fogo do lançamento. Assim como os demais, é possível comprá-lo tanto com processadores Intel ou AMD, mas isso depende do modelo escolhido:

  • Flow Z13 e X16: até Intel Core i9 13900H;
  • Flow X13: até AMD Ryzen 9.

O computador também pode ser adquirido com a GPU GeForce RTX 4070, se esta for a vontade do consumidor. Já o armazenamento PCIe 4.0 é de até 2 TB.

A Asus também promete uma bateria que dura o dia inteiro. Esta promessa chega ao lado e outros atributos que merecem atenção, como a conectividade Wi-Fi 6E e Thunderbolt 4.

O lançamento ainda conta com webcam Full HD com IR e ROG Intelligent Cooling.

A Asus ROG, no entanto, não informou o preço e data de lançamento dos notebooks.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados