WhatsApp Beta para iOS mostra que app pode ganhar transcrição de áudios em breve

Ferramenta apareceu na versão de testes do WhatsApp pela primeira vez em 2021, porém desenvolvimento foi interrompido sem explicação

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O recurso de transcrição de áudio do WhatsApp pode estar próximo do lançamento definitivo. Descoberto no segundo semestre de 2021, a ferramenta retornou para uma versão de testes do aplicativo para iOS. Pouco depois, surgiu a informação que o desenvolvimento da funcionalidade foi interrompido.

O retorno da feature de transcrição de áudio para o beta fechado WhatsApp foi revelado pelo WABetaInfo. Apesar de ser um projeto relativamente adiantado, com uma parte da produção pronta desde 2021, deve levar um certo tempo até que outros usuários comecem a receber essa atualização. Desde quando o recurso surgiu, ele só foi encontrado na versão para iOS.

Transcrição de áudio retorna para os testes do WhatsApp

O WABetaInfo publicou que o retorno do recurso no Beta acrescenta poucas coisas. Somado ao que já existia em 2021, a atualização da ferramenta trouxe um pop-up que explica o seu funcionamento. Nessa janela, o usuário é informado sobre as razões que levou a transcrição a não funcionar.

A captura de tela divulgada pelo site mostra que o recurso não funciona se: as palavras não são identificadas ou a transcrição não foi configurada para língua do áudio.

Notificação da ferramenta de transcrição de áudio do WhatsApp explica funcionamento do recurso (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Notificação da ferramenta de transcrição de áudio do WhatsApp explica funcionamento do recurso (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Em 2021, quando a transcrição de áudio para WhatsApp apareceu pela primeira vez, o WABetaInfo explicou que a ferramenta utiliza o recurso de reconhecimento de fala dos iPhones.

Na época, também foi mostrado que a funcionalidade pedirá ao usuário permissão para utilizar o reconhecimento de voz do smartphone. Quando o áudio é transcrito, uma janela com o texto aparecerá para o usuário. Nesse espaço ficarão armazenados todos os textos gerados pela ferramenta na conversa. O recurso transcreve a gravação sem precisar que o usuário execute o áudio.

WhatsApp trabalha em ferramenta nativa para transcrição de áudios (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp trabalha em ferramenta nativa para transcrição de áudios (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Como o recurso é feito pelo aparelho, não dependendo de um serviço online da Meta, a privacidade dos textos é mantida. Somente abrindo o WhatsApp no seu celular um terceiro poderá acessar o seu conteúdo.

Antes de ser lançado oficialmente, é de se esperar que o teste seja ampliado para o WhatsApp para Android. A chegada do recurso pode ser atrasada para a versão web, já que o foco do mensageiro é o uso mobile.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados