Google planeja seis versões do Android 14 antes de lançamento oficial

Próxima geração do SO terá duas versões para desenvolvedores e quatro betas abertos; cronograma pode sofrer alterações até chegada da versão final

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 9 meses
Android
Cronograma do Android 14 é revelado pelo Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google divulgou nesta semana o seu cronograma de desenvolvimento do Android 14. O plano da empresa é que a próxima versão do sistema operacional tenha dois testes para desenvolvedores e quatro betas abertos. O lançamento da versão final do Android está previsto para depois de julho.

O Android 14 para desenvolvedores (devs) já está disponível para os smartphones Pixels, do próprio Google, compatíveis. A liberação dessa versão é a primeira etapa do cronograma de lançamento do sistema operacional. Com o Android 14 para devs, podemos visualizar alguns recursos em testes — que só serão disponibilizados para o público na primeira versão beta.

Google libera cronograma do Android 14

Nos planos do Google, a próxima versão do Android 14, também para devs, será lançada em março — a última edição de desenvolvedores. O primeiro teste do novo Android para o público geral e outros smartphones será em abril. Esta versão do Android 14 será liberada para participantes do programa beta do Android.

As outras três versões beta do sistema operacional serão lançadas em maio, junho e julho. É esperado que edição do Android de junho, a Beta 3, seja a primeira versão estável — na qual a plataforma está com as suas APIs finalizadas e poucas alterações devem ser feitas.

A previsão de lançamento oficial do Android 14 é para agosto. Em 2022, o Android 13 foi lançado oficialmente no dia 15 de agosto. Como sempre, o Google liberou a versão final do SO primeiro para os Pixels — o mesmo acontecerá no Android 14.

Cronograma do Android 14 (Imagem: Divulgação/Google)
Cronograma do Android 14 (Imagem: Divulgação/Google)

Vale reforçar: o cronograma de lançamento divulgado pelo Google não é definitivo — ele mostra os planos na melhor da situação. Problemas no desenvolvimento do sistema operacional podem ocasionar atrasos nos lançamentos das versões de testes e final.

Como indica em seu site, a tabela referente a julho mostra que este mês pode abarcar, além do Beta 4, as versões Beta 5 em diante.

Primeiros recursos divulgados no teste do Android 14

Samsung Galaxy Tab S7 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Android 14 pretende “unificar” a experiência dos apps, independente do tamanho da tela (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Para surpresa de ninguém, os recursos do Android 14 para devs foram divulgados — é natural que isso aconteça. E a melhor ferramenta revelada é a melhoria de bateria. O próximo Android terá uma atualização no sistema para diminuir consumo de bateria e ampliar a saúde do equipamento.

Uma maneira que o Google encontrou para realizar essa melhoria foi reduzir o “quanto de bateria” que um app pode usar quando está minimizado.

Ampliando o seu foco em telas grandes, o Google está trabalhando para que Android tenha uma maior integração com tablets, dobráveis e Chromebooks. Com o Android 14, desenvolvedores terão ainda mais recursos para que a experiência dos apps seja mais linear independente do dispositivo.

O próximo Android terá melhorias para usuários com baixa visão. A ampliação da fonte ganhará um novo limite, saindo de 130% para 200%. O escalonamento não-linear impedirá que texto naturalmente grande fique ainda maior, o que poderia causar problemas no layout da página.

Com informações: Android Police e Google

Receba mais sobre Android 14 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados