Universitária usa Microsoft Power BI para catalogar blocos de rua em SP e Rio

Além de trazer informações como data e horário das folias, o projeto conta com mapas que mostram a localização de mais de 700 blocos de Carnaval

Paula Alves
Por
• Atualizado há 4 meses
Universitária usa Microsoft Power BI para criar lista com blocos de rua em SP e Rio / Microsoft / Divulgação
Microsoft PowerBI (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Quem mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro e gosta de uma boa folia, vai conseguir se programar ainda melhor neste ano para as festas de Carnaval. Utilizando o Power BI, da Microsoft, a universitária Wendela Sara, estudante da Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), criou um projeto com informações e a localização de mais de 700 blocos de rua de ambas as cidades.

A iniciativa foi realizada com a ajuda da namorada, amigos e familiares da estudante, que não estuda ou trabalha com codificação, mas tinha curiosidade de explorar o potencial de ferramentas como a da Microsoft.

A jovem, que nasceu em São Paulo, mas mora há oito anos na capital carioca, teve então a ideia de usar utilizar a tecnologia para criar um mapa que facilitasse a consulta dos eventos carnavalescos das capitais.

“O que fiz foi consultar os blocos no Diário Oficial e inserir as informações no Power BI, que compilou os dados e fez a categorização de forma automática. Uma amiga nos ajudou com o layout, mas foi tudo muito fácil e divertido de fazer”, explica.

Como consultar o projeto

Os dados inseridos por Wendela e compilados e organizados pela ferramenta possibilitaram então a criação do BI de Carnaval, o “primeiro Power BI do Carnaval 2023”; página disponível online para qualquer um que deseje consultá-la.

Nela, é possível localizar mais de 400 blocos do Rio de Janeiro e 300 de São Paulo, filtrando a busca por data, nome, região da cidade e até mesmo estilo musical. Isso tudo, é claro, além da própria barra de pesquisa, onde é possível fazer uma consulta direita sobre alguma das folias.

Como resultado, a pessoa tem acesso a um mapa interativo que mostra onde estão localizadas as festas selecionadas. E, também, uma tabela que traz resultados como data, dia, horário, nome do bloco, região e concentração dos eventos.

Plataforma da Microsoft traz insights sobre dados

Universitária usa Microsoft Power BI para criar lista com blocos de rua em SP e Rio / Microsoft / Divulgação
Insights do Microsoft PowerBI (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Lançado em 2015 pela Microsoft, uma das maiores empresas de computadores e tecnologia, o Power BI é uma plataforma que organiza e conecta dados fornecidos pelo usuário, criando insights e uma dashboard com ferramentas de inteligência com base nessas informações.

Com ele, por exemplo, é possível gerar relatórios sobre o seu negócio, detectando tendências que o ajudem a tomar melhores decisões comerciais. E tudo isso sem que a pessoa, necessariamente, tenha um conhecimento aprofundado sobre programação, análise ou estatística.

“Queremos que todos possam utilizar as ferramentas da Microsoft para resolver desafios, apenas clicando e arrastando componentes na tela, sem necessidade de código ou conhecimento de programação”, esclarece Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

Além da versão básica gratuita, o serviço também conta com um plano Pro e uma versão corporativa, e pode ser acessado tanto via web, quanto por dispositivos mobile (iOS e Android).

Receba mais sobre Microsoft Power BI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados