Banco Central vai começar testes do real digital com apoio de bancos

Estudos para a criação do real digital começaram em 2020; moeda será emitida pelo Banco Central e repassada por instituições financeiras

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 meses
Notas de real (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Notas de real (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Após anos de notícias sobre o assunto, parece que o real digital vai se tornar mesmo realidade, com o perdão do trocadilho. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (14) que o projeto-piloto da moeda “vai começar já agora”.

A declaração foi dada no evento BTG Pactual CEO Conference 2023. Segundo o Valor Econômico, o presidente do BC disse que os “bancos começarão a ter mais digitalização em seus balanços”.

As instituições financeiras, segundo Campos Neto, estão ajudando muito na elaboração do projeto.

Um dia antes, no programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do BC contou que pretende unir o real digital com o Pix e o Open Finance até 2024. Ele também afirmou que o piloto da moeda digital deve começar a rodar em breve.

Real digital será emitido pelo BC

O real digital não será uma criptomoeda como o bitcoin e tantas outras. Ele será uma moeda digital de banco central, ou CBDC, na sigla em inglês.

Isso significa que ela não será minerada, mas emitida pelo BC e repassada aos usuários por meio das instituições financeiras. Seu valor será estável em relação à moeda atual. Para quem não tem conta bancária, será possível guardá-lo em uma carteira digital.

Ou seja, é como o real de papel ou metal, só que digital.

Uma das diretrizes, inclusive, é que ele funcione também offline — afinal, se a ideia é substituir o papel e o metal, não dá para depender da internet.

Cronograma prevê lançamento em 2023

O projeto para a criação do real digital começou em agosto de 2020, quando o primeiro grupo de estudos sobre o tema foi formado pelo Banco Central.

As primeiras diretrizes para a moeda foram publicadas em maio de 2021. O desenvolvimento do real digital também envolveu desafios propostos para as empresas.

Em agosto de 2021, a previsão de lançamento era para 2023. Em outubro de 2022, um integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) disse que as primeiras unidades da moeda estavam sendo criadas. Ao que tudo indica, o projeto seguirá seu cronograma e estreará ainda este ano.

Com informações: Valor Econômico.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados