Este Windows 10 modificado revive os bons tempos do Windows XP

Com design do Windows XP, versão modificada do Windows 10 mata a saudade dos anos 2000 e traz até o clássico joguinho de Pinball

Bruno Gall De Blasi
Por
Windows XP na tela (Imagem: Nic McPhee / Flickr)
Windows XP na tela (Imagem: Nic McPhee / Flickr)

Windows XP marcou toda uma geração. Além da estabilidade e do design único, o sistema operacional trouxe um papel de parede clássico, que vive na memória de milhões de pessoas. Mas é possível reviver os velhos tempos através de uma versão modificada do Windows 10 que carrega toda a estética do software dos anos 2000.

A mágica parte do Windows eXPerience, que usa a versão 1809 do Windows 10 em seu núcleo. Ao instalá-lo, o usuário revive toda a experiência do sistema operacional que sucedeu o Windows ME.

Toda a experiência foi relatada pelo Neowin. Segundo o site nesta quarta-feira (15), o software replica toda a estética do Windows XP, que já tem mais de 20 anos de existência, incluindo a barra de tarefas com o Iniciar verde e atalhos. Além disso, os usuários têm acesso aos papéis de parede nativos do software, incluindo o Bliss.

O Explorador de Arquivos dá sequência à personalização, com direito à barra lateral azul com opções da pasta. Os usuários também contam com o Paint, Gerenciador de Tarefas e o Painel de Controle da época, incluindo uma versão modificada do Firefox com o tema do… Internet Explorer 6.

Ah, e uma super alegria: dá para jogar 3D Pinball!!!!!!!!111ONZE!

Versão modificada do Windows 10 revive os bons tempos do Windows XP (Imagem: Reprodução/Internet Archive)
Versão modificada do Windows 10 revive os bons tempos do Windows XP (Imagem: Reprodução/Internet Archive)

Modificação relembra os bons tempos do Windows XP

Tudo isso nos leva aos tempos de alegria. Só de ver o pinball, por exemplo, me lembro de quando eu chegava da escola e ficava um tempão jogando até a Velox decidir voltar a funcionar. O sistema também foi um alívio depois de aturar os bugs incessantes do Windows ME (e sentir muita falta do Windows 98 Segunda Edição).

Mesmo assim, a experiência não é completa. Primeiro, nem todos os elementos são extremamente fiéis ao Windows XP. Além disso, o Neowin observou que se colocar o DPI acima de 100%, a interface vai apresentar inúmeras inconsistências.

Esta também não é uma versão do Windows 10 para ser usada no dia a dia. Além dos bugs eventuais que podem surgir com o tempo, existem os riscos de privacidade e segurança ao utilizar o Windows eXPerience. Aliás, o próprio responsável pela modificação deixa claro nas instruções:

“Vou ignorá-lo se você apontar qualquer um dos problemas listados aqui – você deveria ter lido este arquivo antes de reclamar. Também tenho todo o direito de me recusar a acrescentar qualquer coisa que você sugira. É o meu mod, e eu posso fazer o que eu quiser com ele.”

Portanto, se quiser reviver as memórias da época de ouro, é recomendável instalar a modificação do Windows 10 somente em máquinas virtuais – por sua conta e risco, é claro. O download do ISO está disponível no Internet Archive: archive.org.

Mas se você usa Windows 11 e quer deixar o seu computador mais a cara dos anos 2000, você também pode modificá-lo de um jeito mais simples com o WindowsBlinds 11. Além do Windows XP, o programa também traz o tema do Windows 7.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados