Fabricante de celular Android copia Dynamic Island do iPhone 14 Pro

Realme se prepara para lançar um smartphone com Mini Capsule, recurso similar ao Dynamic Island para exibir notificações no entalhe da tela

Bruno Gall De Blasi
Por
iPhone 14 Pro
iPhone 14 Pro foi lançado com o Dynamic Island no lugar do notch (Imagem: Reprodução / Apple)

Dynamic Island, uma das novidades do iPhone 14 Pro, ofereceu um novo paradigma aos recortes para abrigar a câmera frontal em telas de celulares. Agora, a Realme está se preparando para lançar um smartphone com o recurso. É o que aponta uma foto publicada pelo CEO da companhia, Madhav Sheth, nesta quarta-feira (22).

A novidade veio à tona em uma publicação do Twitter, que foi retirada do ar logo em seguida. Na publicação, o executivo disse que estava adorando a Mini Capsule, que vai aparecer em um celular da linha C. Adiante, há uma imagem que possui um recorte similar ao Dynamic Island.

O entalhe em forma de pílula mostra que o celular com a Realme UI 4.0 está usando a tecnologia de recarga rápida da marca chinesa, o SuperVOOC. Ao lado, há outras informações na barra de status, como a hora, além dos níveis de sinal e de bateria.

Sheth não apresentou outros detalhes sobre a ferramenta. Mas, como sempre nessa indústria, não demorou nem 24 horas para rolar um vazamento: no mesmo dia, o SmartPrix, em colaboração com Steve Hemmerstoffer (@OnLeaks), publicou um vídeo de demonstração da ferramenta.

De acordo com o material antecipado, o recorte será flexível. Ou seja, o celular terá um pequeno furo circular, para abrigar a câmera frontal. Ao receber uma notificação, um recurso de software vai expandir o entalhe para os lados, agregando um resumo do aviso recebido.

É o caso do alerta para informar que a bateria está acabando. Logo após a expansão do recorte, o smartphone indica que o componente só aguenta 20 minutos longe da tomada. A área também é utilizada para apontar que o componente está completamente recarregado.

CEO da Realme mostra celular com cópia do Dynamic Island (Imagem: Reprodução/Twitter)
CEO da Realme mostra celular com cópia do Dynamic Island (Imagem: Reprodução/Twitter)

Dynamic Island da Realme ocupa menos espaço

Esta solução chega a ser melhor que a original, pois o entalhe da Realme ocupa menos espaço da tela – ele só cresce quando há uma notificação nova. Enquanto isso, no iPhone 14 Pro, o smartphone fica eternamente com aquele furo em formato de pílula no display.

Por outro lado, ainda não está claro se a solução da marca chinesa poderá ser usada por terceiros e por outras instâncias do sistema operacional. Este detalhe é importante, pois a solução da Apple oferece até controles de música pelo Dynamic Island, conforme observado no review do iPhone 14 Pro. Apps de terceiros também pode explorar a novidade para melhorar o envio de informações aos usuários.

De toda forma, a Realme realmente cumpriu o seu desejo. Conforme lembrado pelo 9to5Google, em setembro de 2022, um administrador do fórum da fabricante propôs um desafio à comunidade para sugerir uma resposta à novidade da Apple.

“Você pode imaginar o que aconteceria se a Realme UI adicionasse um truque de software para transformar o recorte da câmera em um recurso multifuncional?”, diz o tópico. “A interface do usuário ao redor do orifício da câmera pode se transformar em diferentes formas e tamanhos para exibir chamadas telefônicas recebidas, alertas, notificações e muito mais.”

Só não sabemos ainda quando o celular com o Mini Capsule será oficializado pela companhia.

Realme prepara celular com Dynamic Island (Imagem: Reprodução/OnLeaks/SmartPrix)
Realme prepara celular com Dynamic Island (Imagem: Reprodução/OnLeaks/SmartPrix)

Com informações: 9to5GoogleMacRumorsSmartPrix e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados