Cartões do Itaú poderão ter compras negadas no Ame, PicPay, 99Pay e mais apps de pagamento

Banco combate uso de apps de pagamento com nova política para transações consideradas de maior risco; Itaú já havia cortado pontuação com PicPay e RecargaPay desde 2020

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 5 meses
Itaú no Apple Pay (Imagem: Tecnoblog)
Itaú no Apple Pay (Imagem: Tecnoblog)

O Itaú está fechando o cerco contra aplicativos que permitem pagar boleto ou Pix com cartão de crédito. O banco informou que transações consideradas de maior risco, incluindo transferência de recursos utilizando o limite de crédito, poderão ser negadas dependendo do perfil do cliente.

Segundo o Pontos Pra Voar, vários clientes do Itaú tiveram transações negadas em aplicativos de pagamento. Empresas como Ame, Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e 99Pay permitem que o usuário utilize o cartão de crédito para pagar boletos ou até mesmo fazer transferência via Pix, com cobrança de taxa para quem optar pelo pagamento a prazo.

O Itaú enviou um comunicado ao site e informou a atualização nas políticas de crédito para transações consideradas de maior risco, que poderão ser negadas dependendo do perfil de crédito do cliente. O banco enquadra nesse critério transferências de recursos utilizando o limite do cartão, incluindo pagamento de boletos, impostos ou Pix.

É importante destacar que o Itaú afirma que pode negar as transações. Isso significa que nem todo mundo ficará impedido de utilizar as carteiras digitais com cartão de crédito, já que a negativa ocorre dependendo do perfil de crédito do cliente.

Se você é cliente do Itaú, recomendo que tenha também um cartão de outra instituição financeira sua carteira para casos de emergência. Não duvido que transações consideradas “legítimas”, como corridas na 99, sejam recusadas por engano.

Itaú já havia cortado pontuação em aplicativos de pagamento

Essa não é a primeira batalha do Itaú contra aplicativos de pagamento. Em novembro de 2020, o banco atualizou o regulamento e removeu a pontuação nos programas de recompensa em transações no RecargaPay ou PicPay. No final de 2022, a instituição estendeu a restrição para as demais carteiras digitais.

Com a nova restrição, é certo dizer que o Itaú piorou o custo-benefício dos seus cartões de crédito. Uma das mudanças mais agressivas foi no Itaucard Pão de Açúcar, que antes gerava um 1 para cada real gasto e passou a gerar somente 2 pontos por dólar.

Receba mais sobre Itaú na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados