WhatsApp Beta tem problemas e deixa usuários sem acesso a mensagens

Aplicativo pede atualização mesmo estando com a versão mais recente instalada; Play Store dificulta saída de programa de testes

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp fora do ar
WhatsApp Beta deu dor de cabeça para usuários (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Participar de um programa de testes é uma forma interessante de ter acesso antecipado a recursos e ferramentas de um app. Por outro lado, essas compilações podem ser instáveis e dar problema. Nesta segunda-feira (27), o WhatsApp entrou neste segundo caso: a versão beta para Android simplesmente parou de funcionar.

O app mostrava a mensagem: “Essa versão do WhatsApp está desatualizada desde 27 de mar. de 2023. Toque em “Baixar” e atualize para a última versão disponível na Google Play Store.”

O problema é que, ao ir até a Google Play Store, não havia uma opção para atualizar o app — apenas abrir ou desinstalar. Aquela já era a versão mais recente.

Mudar data pode ser solução

Alguns usuários conseguiram contornar o problema na base da gambiarra. Eles mudaram a data de seus celulares para dia 26 de março de 2023 e, assim, conseguiram abrir o app.

Coincidência ou não, a mesma mensagem do WhatsApp pedindo para atualizar incluía o seguinte aviso: “A data do seu aparelho é 27 de mar. de 2023. Se essa informação estiver incorreta, corrija as configurações de data do aparelho e reinicie o WhatsApp.” A data está certa, mas o caminho para resolver o problema funciona.

Sair do programa de testes do WhatsApp também resolve

Outra solução é sair do programa de testes, desinstalar o WhatsApp e instalar novamente, desta vez a versão pública. Isso, porém, não funcionou para algumas pessoas — a Play Store recusou a saída.

https://twitter.com/hikari_nero/status/1640445213477838877

Para outros usuários, a situação é ainda mais estranha. O botão para instalar de novo o WhatsApp simplesmente sumiu.

Essa solução também tem uma desvantagem. Ao desinstalar a versão beta e instalar a pública, é preciso recuperar o backup de mensagens. Caso o usuário não tenha desativado essa cópia de segurança, ele pode perder as mensagens.

Versão beta expirou antes do prazo

A Meta, que é dona do WhatsApp, ainda não se pronunciou sobre o problema.

O WABetaInfo, site independente especializado em vasculhar as versões de teste do WhatsApp em busca de novas ferramentas e recursos, disse em seu Twitter que o beta atual expirou antes do esperado. Eles dizem que um novo update pode consertar o problema.

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados