Brasileiros enxergam carreira no setor de jogos, diz pesquisa

Mais de 10 mil brasileiros foram entrevistados pela Pesquisa Game Brasil; expectativa de carreira na área de jogos e preferência por celulares são alguns dos destaques

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 6 meses
gamers no PC
Jogadores disputando partidas nos PCs (Imagem: Unsplash / Fredrick Tendong)

A Pesquisa Game Brasil (PGB) chega ao seu décimo ano de existência em 2023. Nessa edição, os números apresentam uma crença de que o setor de jogos brasileiros pode oferecer oportunidades interessantes de carreira para quem quer entrar na área. Além disso, os celulares continuam dominando como plataforma mais usada na jogatina, a frente de consoles e PCs.

A pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no total, de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, incluindo São Paulo e o Rio de Janeiro. Uma das principais novidades dessa edição é um painel sobre mercado de trabalho, que perguntou sobre as expectativas do público em relação a trabalhar com jogos.

Segundo o estudo, 58,3% dos jogadores acreditam que o setor de games no Brasil oferece boas oportunidades de carreira na área, 15,5% não concordam, enquanto 17,5% são indiferentes. As áreas mais mencionadas como opções de emprego foram a criação de conteúdo de jogos (68,3%); publicação ou marketing (68%); programação (66%); efeitos visuais (65,7%); e arte, ilustração ou animação (65%).

Títulos de sucesso de crítica e público como Horizon Chase Turbo da porto-alegrense Aquiris Game Studios e Dandara do estúdio Long Hat House de Belo Horizonte podem ser exemplos recentes de inspiração. Se quiser conhecer mais alguns exemplos, confira 10 jogos brasileiros para baixar nos PCs e consoles.

Smartphones continuam sendo o principal objeto da jogatina

PGB 2023
O telefone reina nos games (Imagem: Divulgação / PGB)

Na décima edição da PGB, 70,1% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram se divertir com algum tipo de game. Esse número representa uma queda de 4% em comparação a 2022.

O smartphone se manteve na liderança como principal plataforma para os games do brasileiro. Desde 2015, o celular é a preferência nacional, a frente dos consoles e dos PCs. Na consulta mais recente, 51,7% dos jogadores declararam usar mais o telefone para as aventuras digitais. Sistemas como Nintendo, Xbox e PlayStation ficaram em segundo com 20,5%, computadores estão logo atrás, com 19,4%.

No caso dos eSports, a pesquisa apresentou um conhecimento por parte dos entusiastas que chama a atenção. Dos entrevistados, 82,9% conhecem o termo e suas características, como equipes, títulos e campeonatos. 48,8% disseram que participam de disputas no ramo. Por outro lado, 72,1% afirmaram nunca ter recebido dinheiro nessa modalidade, o que mostra que o setor ainda precisa se desenvolver mais.

População gamer é diversificada

Na pesquisa de 2023, o público que se considera masculino correspondeu a 53,8% dos gamers, enquanto o feminino ficou com 46,2%. A maior quantidade de indivíduos tem entre 25 e 29 anos, seguido por adultos entre 30 e 34 anos e aqueles com idade entre 35 a 39 anos (eu incluso). Jovens entre 20 a 24 anos pegam a menor fatia entre os entrevistados.

A classe média (B2, C1 e C2) tem 65,7% dos praticantes de jogos virtuais brasileiros. Cidadãos considerados de classe A representam 12,3%. A classe média-alta (B1) pega 11,7% da fatia e as classes D e E tem 10,4%.

Por fim, a diversidade dos gamers no Brasil continua sendo um destaque. Assim como nas edições anteriores da Pesquisa Game Brasil, a maioria das pessoas que se consideram pretas ou pardas são 54,1%, enquanto jogadores que se definem como brancos condiz com 42,2%.

Com informações: Pesquisa Game Brasil.

Receba mais sobre Brasileiros na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados