Veek, operadora de celular gratuita, fica fora do ar e libera serviço a clientes

Plataforma que troca serviço de celular por publicidade está fora do ar e clientes encontram dificuldades; Veek libera internet grátis com velocidade de 1 Mb/s

Lucas Braga
Por
Chip da Veek
Veek está fora do ar (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Clientes da Veek enfrentam estão enfrentando dificuldades para usar o celular. O aplicativo da operadora virtual está fora do ar, e ele é imprescindível para o funcionamento dos serviços, já que é necessário fazer um check-in para assistir uma publicidade em troca da internet móvel. Por conta da instabilidade, a empresa liberou o acesso com velocidade reduzida.

Ao tentar fazer um check-in, o aplicativo da Veek exibe uma mensagem informando que a operadora passa por problemas e recomenda ao cliente que tente novamente em alguns instantes. O saldo da conta também aparece zerado, algo preocupante para quem possui gigas acumulados.

Eu tenho um chip da Veek no plano Freemium, e não consigo fazer o check-in pelo menos desde 2 de abril. A publicidade é exibida normalmente, mas o processo da própria Veek não completa. Tentei acionar o suporte via chat, mas a plataforma sequer carregou. Mesmo com esses problemas, consigo fazer ligações para alguns números e utilizar a internet móvel com velocidade reduzida.

No entanto, nem todo mundo teve o mesmo sucesso ao usar o serviço durante o período de instabilidade. Na Comunidade do Tecnoblog, o leitor Claudio Tavares comentou que está sem poder fazer chamadas e usar internet há quatro dias.

No Twitter existem outros usuários da Veek que relatam dificuldades similares:

Até quarta-feira (5), conseguia navegar na internet com o chip da Veek em uma velocidade muito reduzida, que não passava de 250 kb/s nos testes. Na manhã de quinta-feira (6) aferi que a velocidade se aproximava a 1 Mb/s. Essa banda até permite trocar mensagens no WhatsApp e acessar e-mails, mas compromete a experiência de uso para redes sociais e aplicativos que exigem mais dados.

Essa instabilidade traz um mau pressentimento para quem lembra do passado da Veek. Em 2019, a empresa encerrou as operações após um desentendimento com a Surf Telecom, sua antiga fornecedora. O episódio foi parar na justiça com a Veek acusando a Surf de um calote.

Veek afirma ter problemas técnicos e dá previsão de retorno

Após dias sem dar satisfação aos usuários, a Veek passou a exibir um comunicado aos clientes que entram no aplicativo. O informe diz que a empresa enfrenta “indisponibilidade nos serviços de dados decorrentes de problemas técnicos ocorridos na rede da Americanet”.

Informe sobre instabilidade no aplicativo da Veek
Informe sobre instabilidade no aplicativo da Veek (Imagem: Reprodução)

A Americanet é uma operadora virtual autorizada que utiliza a rede da TIM. Ela é a empresa responsável por fornecer o serviço para a Veek.

O comunicado público também informa que a utilização da internet ficará livre até a normalização dos serviços, sem necessidade de check-in ou recarga.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Veek, que compartilhou uma nota similar ao que é exibida no aplicativo e confirmou o acesso liberado na velocidade de 1 Mb/s, sem desconto na franquia ou necessidade de fazer check-in. A empresa informou que a previsão de retorno dada pela Americanet é para esta quinta-feira, 6 de abril, às 17h.

Atualização às 20h22: o serviço da Veek foi restabelecido na noite de quinta-feira (6). O aplicativo já permite fazer check-ins e o saldo de internet foi restaurado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados