Claro reduz upload de banda larga em seu site; operadora alega que informação estava errada

Mudança ocorre no pacote de 500 Mb/s, que anteriormente tinha upload divulgado em 100 Mb/s; concorrentes como Vivo, TIM e Oi possuem velocidades de envio maiores

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 8 meses
Logo da Claro ao lado de pessoa utilizando óculos de realidade virtual
Claro (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Após anunciar um novo plano de banda larga de 750 Mb/s, a Claro foi na contramão do mercado e divulgou upload menor no pacote de 500 Mb/s. Anteriormente, a velocidade máxima de envio publicada era de 100 Mb/s, e a operadora atualizou a tabela em seu portal para 50 Mb/s. A empresa nega a redução, diz que seu site estava errado e que não houve diminuição, mas sim correção de uma informação incorreta.

O episódio afeta os planos oferecidos via cabo coaxial (HFC). Nas localidades atendidas com fibra óptica pura (FTTH), a banda larga de 500 Mb/s possui upload de 250 Mb/s. De acordo com os dados de fevereiro da Anatel, 89,4% dos clientes de banda larga fixa da Claro utilizam tecnologia via cabo coaxial.

Que confusão

As velocidades da Claro chamaram atenção principalmente quando a operadora lançou o novo pacote de 750 Mb/s com apenas 50 Mb/s de upload.

Inicialmente pensei que a Claro havia se equivocado. Como o plano de 500 Mb/s tinha upload divulgado de 100 Mb/s, faria sentido se o pacote de 750 Mb/s tivesse velocidade de envio igual ou superior.

Na manhã de quarta-feira (6), a Claro entrou em contato com o Tecnoblog e informou que a velocidade de upload do plano de 500 Mb/s era, na verdade, 50 Mb/s em vez de 100 Mb/s como publicado na tabela.

Questionei a Claro se houve redução na velocidade de envio, pois conheço usuários do plano de 500 Mb/s que possuem upload de 100 Mb/s. A operadora enviou a seguinte resposta:

A Claro não reduz a velocidade de upload do 500Mega. A velocidade padronizada para todas as localidades atendidas com cabo/HFC é até 50Mbps. Algumas regiões podem alcançar mais, mas no site é informado a velocidade padronizada.

Imediatamente corri ao site da Claro, que continuava os mesmos 100 Mb/s de upload no plano de 500 Mb/s. Por conta da divergência de informações, encaminhei as capturas de tela para a empresa e pedi um novo posicionamento.

Site da Claro mostrava upload de até 100 Mb/s em plano de 500 Mb/s
Versão anterior do site da Claro mostrava upload de até 100 Mb/s em plano de 500 Mb/s (Imagem: Reprodução)

Na noite de quarta-feira (6), o site da Claro havia sido atualizado. Para minha surpresa, o upload do plano de 500 Mb/s havia sido realmente reduzido para 50 Mb/s, em vez dos 100 Mb/s de praxe.

Claro atualizou o site e reduziu uploade para 50 Mb/s em plano de 500 Mb/s
Claro atualizou o site e reduziu uploade para 50 Mb/s em plano de 500 Mb/s (Imagem: Reprodução)

O Tecnoblog entrou novamente em contato com a Claro e solicitou um posicionamento sobre a redução. A operadora respondeu na sexta-feira (7) e negou que houve redução. A empresa afirmou que o upload de 100 Mb/s estava incorreto no site e que a velocidade nominal correta é 50 Mb/s.

Vivo, TIM e Oi superam Claro no upload

Entre as grandes operadoras, a Claro possui as menores taxas de upload. Existe uma razão para isso: a maioria dos contratos da empresa são servidos via cabo coaxial, que possuem maior limitação técnica na velocidade de envio.

Serviços como Vivo Fibra, Oi Fibra e TIM Ultrafibra utilizam fibra óptica pura (FTTH), que permite maior velocidade de upload. A própria Claro aposta nessa tecnologia nas novas cidades e tem feito sobreposição do cabo coaxial em algumas regiões, mas a tecnologia só atinge 9,6% dos contratos.

A diferença no upload é gritante:

  • enquanto a Claro oferece 50 Mb/s de upload no plano de 500 Mb/s via cabo, Vivo Fibra, Oi Fibra e TIM Live oferecem 250 Mb/s em pacotes similares;
  • na internet via cabo de 1 Gb/s, a Claro tem velocidade de envio de 100 Mb/s, enquanto o trio de concorrentes têm upload de 500 Mb/s.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados