Veek, operadora de celular gratuita, fica fora do ar e libera serviço a clientes
Plataforma que troca serviço de celular por publicidade está fora do ar e clientes encontram dificuldades; Veek libera internet grátis com velocidade de 1 Mb/s
Plataforma que troca serviço de celular por publicidade está fora do ar e clientes encontram dificuldades; Veek libera internet grátis com velocidade de 1 Mb/s
Clientes da Veek enfrentam estão enfrentando dificuldades para usar o celular. O aplicativo da operadora virtual está fora do ar, e ele é imprescindível para o funcionamento dos serviços, já que é necessário fazer um check-in para assistir uma publicidade em troca da internet móvel. Por conta da instabilidade, a empresa liberou o acesso com velocidade reduzida.
Ao tentar fazer um check-in, o aplicativo da Veek exibe uma mensagem informando que a operadora passa por problemas e recomenda ao cliente que tente novamente em alguns instantes. O saldo da conta também aparece zerado, algo preocupante para quem possui gigas acumulados.
Eu tenho um chip da Veek no plano Freemium, e não consigo fazer o check-in pelo menos desde 2 de abril. A publicidade é exibida normalmente, mas o processo da própria Veek não completa. Tentei acionar o suporte via chat, mas a plataforma sequer carregou. Mesmo com esses problemas, consigo fazer ligações para alguns números e utilizar a internet móvel com velocidade reduzida.
No entanto, nem todo mundo teve o mesmo sucesso ao usar o serviço durante o período de instabilidade. Na Comunidade do Tecnoblog, o leitor Claudio Tavares comentou que está sem poder fazer chamadas e usar internet há quatro dias.
No Twitter existem outros usuários da Veek que relatam dificuldades similares:
Olá veek, já tem 4 dias que estou com problema com vocês, o sistema não reconhece os chekins e não consigo fazer ligações e a internet está com baixa velocidade ( como se não tivesse feito chekin) tentei abrir reclamação no chat mas também está com problemas, em loop, por favor..
— observando (@0bserv4dorr) April 5, 2023
Veek vocês não tem vergonha na cara não? Indo para 72 horas parado, e não resolvem? Falem abertamente com o seus consumidores e respondam os questionamentos, estou perdendo negócios, não consigo fazer uma ligação sequer, que palhaçada é essa? Vão dar o golpe nas pessoas?
— Gilson Barbosa (@GilsonADV) April 5, 2023
@veek_oficial tô sem conseguir fazer chamada a 2 Dias
— cicero a13 (@ciceronunes10) April 5, 2023
Até quarta-feira (5), conseguia navegar na internet com o chip da Veek em uma velocidade muito reduzida, que não passava de 250 kb/s nos testes. Na manhã de quinta-feira (6) aferi que a velocidade se aproximava a 1 Mb/s. Essa banda até permite trocar mensagens no WhatsApp e acessar e-mails, mas compromete a experiência de uso para redes sociais e aplicativos que exigem mais dados.
Essa instabilidade traz um mau pressentimento para quem lembra do passado da Veek. Em 2019, a empresa encerrou as operações após um desentendimento com a Surf Telecom, sua antiga fornecedora. O episódio foi parar na justiça com a Veek acusando a Surf de um calote.
Após dias sem dar satisfação aos usuários, a Veek passou a exibir um comunicado aos clientes que entram no aplicativo. O informe diz que a empresa enfrenta “indisponibilidade nos serviços de dados decorrentes de problemas técnicos ocorridos na rede da Americanet”.
A Americanet é uma operadora virtual autorizada que utiliza a rede da TIM. Ela é a empresa responsável por fornecer o serviço para a Veek.
O comunicado público também informa que a utilização da internet ficará livre até a normalização dos serviços, sem necessidade de check-in ou recarga.
O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Veek, que compartilhou uma nota similar ao que é exibida no aplicativo e confirmou o acesso liberado na velocidade de 1 Mb/s, sem desconto na franquia ou necessidade de fazer check-in. A empresa informou que a previsão de retorno dada pela Americanet é para esta quinta-feira, 6 de abril, às 17h.
Atualização às 20h22: o serviço da Veek foi restabelecido na noite de quinta-feira (6). O aplicativo já permite fazer check-ins e o saldo de internet foi restaurado.