Asus confirma que console portátil ROG Ally terá lançamento global

Empresa anunciou dispositivo no início de abril, sem entregar muito detalhes; em tweet, Asus deixou no ar que ROG Ally pode chegar mais cedo do que esperávamos

Felipe Freitas
Por
Asus ROG Ally terá lançamento global e em breve. Só não sabemos quando (Imagem: Divulgação/Asus)
Asus ROG Ally terá lançamento global e em breve. Só não sabemos quando (Imagem: Divulgação/Asus)

Quando o Asus ROG Ally foi divulgado pela fabricante, o público ficou curioso e com o pé atrás — afinal, ele foi mostrado em 1º de abril. Para saciar uma dúvida do público, a Asus confirmou no Twitter que o lançamento do console portátil será global. Ou seja, o mundo todo (ou a maior parte dele) terá acesso ao ROG Ally no mesmo dia.

O “PC de mão” — tradução literal do termo em inglês handheld PC — será um competidor do Nintendo Switch e Steam Deck. Na verdade, a rivalidade ficará mais forte entre a Steam e a Asus. Afinal, os dois estão mais para computadores de mão, enquanto o Switch é um console portátil, sem muita opção de customização — e não estou falando de desbloqueio.

ROG Ally terá sistema operacional Windows

O sistema operacional do ROG Ally, handheld da Asus, será o Windows 11. Aqui a rivalidade com o Steam Deck esquenta, já que o console portátil da Valve usa o SteamOS, baseado em Linux. Contudo, o Steam Deck permite a instalação de outro SO — como o Windows, mas não roda muito bem.

Do pouco que sabemos sobre o ROG Ally, devemos agradecer ao youtuber Dave2D. O influencer teve acesso ao protótipo do handheld e recebeu algumas informações da própria Asus. A fabricante revelou que o console é equipado com um processador AMD personalizado de 4 nm e o dobro de performance do Steam Deck. O handheld da Valve também utiliza um chip do lado vermelho da força.

E se você prestou atenção no tweet da Asus, deve ter notado que ela disse que o ROG Ally chega “antes do que você espera”. Claro, essa mensagem não diz muito. No entanto, Canadá e Estados Unidos já possuem link de cadastro para a pré-venda do console portátil.

Nesses países, a Best Buy será uma das primeiras fornecedoras — ou exclusiva por um período. Nas contas da Asus Brasil e Asus ROG Brasil, nada sobre alguma varejista parceira do lançamento.

Com informações: Android Headlines

Receba mais sobre Asus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados