Windows 11 finalmente terá suporte nativo para RAR e outros formatos

Você não precisará mais instalar programas apenas para descompactar seus arquivos; outros recursos também vão chegar ao SO futuramente

Ricardo Syozi
Por
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Durante o evento Microsoft Build da terça-feira (23), a empresa anunciou que vai liberar o suporte nativo a arquivos RAR no Windows 11. Dessa forma, o usuário não vai mais precisar instalar programas externos apenas para descompactar documentos diversos. A novidade vai começar a dar as caras em uma atualização nas próximas semanas.

Segundo a postagem no blog do Windows, o sistema operacional da Microsoft receberá melhorias e novos recursos em um futuro próximo. Contudo, um dos mais importantes para quem usa frequentemente o computador e trabalha com diversos tipos de arquivos diferentes surgiu quase no fim do post.

A empresa de Redmond afirmou que adicionou o suporte nativo para vários formatos de arquivos diferentes no Windows 11. Isso inclui tar, 7-zip, rar e gz, além de “muitos outros usando o projeto de código aberto libarchive”. Ou seja, o usuário poderá descompactar documentos sem precisar baixar e instalar um aplicativo apenas para isso.

Ademais, a Microsoft disse que “agora você pode obter desempenho aprimorado da funcionalidade de arquivamento durante a compactação no sistema operacional”.

Essa facilidade vai poupar o tempo e o espaço nos PCs de muitos usuários, já que muitas vezes era necessário ter mais de um software instalado para garantir que aquele arquivo baixado fosse descompactado. Assim, você poderá zipar um arquivo ou pastas diretamente pelo Windows 11, o que será bastante conveniente.

Ícone do formato de arquivo RAR na tela
Ícone do formato de arquivo RAR na tela (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

Mais recursos e melhorias no Windows 11

Além de poder compactar e descompactar de forma nativa no Windows 11, a Microsoft anunciou algumas outras melhorias para o sistema operacional.

A barra de tarefas vai permitir que você possa “identificar e acessar rapidamente qualquer instância de cada aplicativo alojado na barra de tarefas com apenas um clique”. De acordo com a companhia, as instâncias dos apps serão desagrupadas com rótulos para melhor visualização.

Você também poderá esconder a hora e a data com uma configuração na barra de tarefas. Dessa maneira, será possível tirar prints sem se preocupar com o horário aparecendo, por exemplo.

Outro recurso que será bastante útil é a possibilidade de fechar programas de forma mais rápida, clicando com o botão direito do mouse no app a partir da barra de tarefas. Não será mais necessário abrir o Gerenciador de Tarefas para isso.

E aí, se animou com a chegada do suporte nativo ao RAR e outros formatos?

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados