Windows 11 deve suportar compactação TAR e 7z mais cedo do que o esperado

Suporte para compactação nativa em formatos TAR e 7z no Windows 11 é esperado na atualização 24H2, mas pode ser liberada em breve

Emerson Alecrim
Por
Compactação TAR e 7z no Windows 11 (imagem: reprodução/Windows Latest)
Compactação TAR e 7z no Windows 11 (imagem: reprodução/Windows Latest)

O suporte nativo do Windows 11 aos formatos RAR, TAR e 7z foi anunciado há um ano, mas apenas para descompressão. O sistema operacional também vai permitir que você compacte arquivos em TAR ou 7z. Isso era esperado para o segundo semestre de 2024, mas há sinais de que esse suporte chegará antes.

Para ser exato, a Microsoft havia cogitado ativar a compactação TAR e 7z nativamente no Windows 11 a partir do pacote de atualizações 24H2, que deve ser liberado para todos os usuários em algum momento do próximo semestre, com maior probabilidade para setembro ou os meses posteriores.

Contudo, o perfil PhantomOfEarth do X/Twitter, que é especializado em “vazar” novidades sobre o Windows, descobriu que uma versão beta recente do Windows 11 (build 22635.3566) já traz suporte ao recurso. Ele só não está habilitado por padrão.

Esse é um sinal de que a Microsoft levou o suporte a compactação via TAR e 7z para as versões 23H2 ou 22H2 do Windows 11, o que sugere que a novidade será liberada oficialmente em breve, antes do lançamento do pacote 24H2.

Como funciona a compactação TAR e 7z no Windows 11?

De acordo com o Windows Latest, quando o recurso estiver ativado no Windows 11, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta ou os arquivos a serem compactados, ir em “Compress to” (“Comprimir em”) e escolher entre os formatos ZIP (suportado há bastante tempo), 7z ou TAR no menu que surgir.

No mesmo menu é possível clicar em uma área de opções para configurar determinados parâmetros, como o nível de compressão a ser aplicado.

Uma vez selecionado o formato, o arquivo compactado será gerado na sequência pelo próprio Windows 11, sem ser necessário instalar softwares de terceiros para isso.

Só não é possível escolher o formato de compactação RAR. Para isso, a Microsoft terá que pagar uma espécie de licença para a WinRAR (e, bom, ninguém paga nada para a WinRAR).

Compactação de arquivos em 7z no Windows 11 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)
Compactação de arquivos em 7z no Windows 11 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)

Quando será a liberação oficial?

A Microsoft ainda não soltou nenhum comunicado sobre a liberação oficial da compactação em TAR e 7z no Windows 11. Mas não é incomum recursos que aparecem na versão beta do sistema operacional serem disponibilizados para o público em geral pouco tempo depois.

Podemos mesmo esperar algo para breve, então.

Relacionados