YouTube libera função para fazer live com duas pessoas

"Juntos ao vivo" já está disponível para usuários; recurso ainda é exclusivo dos celulares, mas pode dar as caras no desktop eventualmente

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses
App do YouTube
App do YouTube (Imagem: Unsplash / Hello I'm Nik)

O YouTube finalmente começou a disponibilizar o recurso que permite que duas pessoas realizem uma transmissão ao vivo colaborativa. Com o nome de “Juntos ao vivo” (Go Live Together, em inglês), a funcionalidade chega apenas para iOS e Android, ou seja, nada de desktop por enquanto. O produtor de conteúdo precisa ter mais de 50 inscritos em seu canal para ser o anfitrião das lives antes de enviar o convite para outros participantes.

A plataforma apresentou a novidade em novembro de 2022, entretanto, ela ainda estava em fase de testes e poucos tinham acesso a ela. Porém, na noite da quinta-feira (2), o YouTube anunciou via Twitter que estava liberando a função para os usuários comuns.

Vale destacar que apenas um colega pode participar por vez. Se o host quiser que outro participante entre na transmissão, será necessária a saída do anterior. A boa notícia é que a exigência de ter um mínimo de 50 inscritos é direcionada exclusivamente para quem está comandando a live. Convidados não precisam seguir essa regra.

Mesmo sendo uma funcionalidade limitada à versão mobile do app do YouTube, é possível agendar o conteúdo via desktop. Contudo, na hora de começar, todos devem usar o dispositivo móvel.

No tuíte seguinte do anúncio, a plataforma comentou que entende a animação dos usuários para usar o recurso nos PCs. Ela afirmou que está “explorando” a ideia e que vai atualizar assim que tiver novidades sobre o assunto.

Como fazer uma live com duas pessoas no YouTube

  1. Primeiramente, abra o app do YouTube no dispositivo móvel;
  2. Na parte inferior da tela, toque em “Criar” (o botão de +);
  3. Toque na opção “Juntos ao vivo”;
  4. Em seguida, adicione todos os dados da transmissão, como título e descrição;
  5. Toque em “Concluído”;
  6. Convide a pessoa através do link na página seguinte;
  7. Por fim, assim que o parceiro acessar o programa, toque em “Transmitir ao vivo”.

YouTube aumenta opções para os usuários

O “Juntos ao vivo” é mais uma empreitada da plataforma para chamar novos adeptos e segurar sua enorme base de usuários. Com o crescimento na popularidade dos chamados “podcasts em vídeo”, a possibilidade de realizar lives em duplas chama a atenção pela sua simplicidade.

Além disso, a empresa trouxe novidades que podem animar ainda mais quem produz conteúdo. No início de fevereiro, por exemplo, o YouTube Shorts começou a dividir o dinheiro de propaganda com os criadores. Como resultado, quem faz os vídeos curtos ficarão com 45% da receita que entrar por anúncios.

Outra notícia interessante surgiu no fim de janeiro de 2023, que trouxe a possibilidade de estudantes receberem créditos na faculdade ao participar de cursos no YouTube. Mesmo sendo direcionado apenas para alunos de universidades americanas, a iniciativa é importante para quem precisa juntar essa pontuação para alcançar a aguardada formatura.

Com informações: YouTube e The Verge.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados