Adeus, SO velho: Steam encerra suporte para Windows 7 e 8

2024 começa ruim para quem utiliza a Steam nos Windows 7 e 8; plataforma não receberá atualizações nesses SOs e pode parar de funcionar

Felipe Freitas
Por
Steam
Steam encerra suporte para Windows 7 e 8 e client pode parar de funcionar nesses sistemas (Imagem: Divulgação/Steam)

Neste segunda-feira (1), a Steam encerrou oficialmente o suporte para o seu aplicativo no Windows 7 e Windows 8.1. Com isso, quem ainda utiliza a plataforma de jogos nesses sistemas operacionais, não receberá mais atualizações e o client pode parar de funcionar. A decisão foi anunciada pela empresa em março de 2023.

De acordo com dados da própria Steam, o fim do suporte deve impactar poucos usuários. Na pesquisa sobre usuários da plataforma em novembro, somando todos esses sistemas operacionais, apenas 0,91% da comunidade ainda está nessas versões do Windows. A maioria dos impactados, 0,69%, usa o Windows 7 64-bit.

Levando em conta os dados da SteamDB, que mostra uma média diária de mais de 30 milhões de usuários na plataforma, mais de 210.000 jogadores seguem usando o Windows 7, 7 64-bit ou Windows 8. O maior risco é que os updates de segurança também foram interrompidos.

Atualização do Google Chrome influenciou decisão da Steam

Ilustração com a marca do Google Chrome
Fim do Google Chrome para Windows 7 e 8 levou Steam a encerrar suporte para os Windows mais velhos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

É isso mesmo que você leu: uma atualização do Google Chrome levou a Steam a encerrar o suporte do aplicativo para o Windows 7 e Windows 8. Como explicou na sua nota, alguns recursos do seu client funcionam através de uma incorporação do Chrome. Como o Google interrompeu o suporte para esses sistemas operacionais, a Steam teve que fazer o mesmo.

A Steam também explica que, a partir de agora, não é mais capaz de garantir a funcionalidade da plataforma nesses Windows. Em outras palavras, somando com o fim do suporte completo, se o client parar de funcionar, a Steam vai responder com um “e quem disse que isso é problema meu?”.

A Steam apenas avisa que a plataforma pode continuar rodando por mais algum tempo, mesmo sem atualizações. Afinal, mesmo que nem a Microsoft suporte mais esses SOs, ainda há jogos que podem ser executados neles. A recomendação da empresa é que os 0,91% de usuários desses sistemas atualizem para versões superiores.

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados