Telegram ganha novidades na interface e promete ficar mais leve

Cores diferentes durante a chamada, novos efeitos e bots com mais habilidades estão entre as melhorias apresentadas pelo Telegram

Giovanni Santa Rosa
Por
Telegram
Telegram recebeu muitas atualizações ao longo de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Telegram lançou uma nova versão de seu app, que traz mudanças na tela de ligações, nas animações e nas plataformas de bots. A empresa promete que o update deixou o aplicativo mais leve, gastando menos bateria e rodando melhor em aparelhos antigos. O anúncio foi feito no último dia de 2023.

Vamos começar pelas chamadas. Agora, a tela do Telegram muda de cor e de imagem de fundo de acordo com o status da ligação. Se o sinal está fraco, por exemplo, a tela fica vermelha; se está tudo certo, ela fica verde, e assim por diante. Os emojis no topo da interface funcionam como código de criptografia de ponta a ponta. Se os dois participantes estão vendo os mesmos emojis, a conversa está segura.

Tela de ligação do Telegram com fundo vermelho e mensagem de sinal fraco
Na nova versão do Telegram, tela fica vermelha quando sinal da ligação está fraco (Imagem: Divulgação/Telegram)

A empresa diz que a qualidade das ligações recebeu melhorias, e que a conexão e a qualidade do áudio devem receber uma atenção especial em 2024.

O Telegram também diz que esta nova versão traz a maior atualização da plataforma de bots do mensageiro. Agora, os robôs podem reagir a mensagens e gerenciar reações, citações e links, enviar respostas para outros chats ou tópicos, entre outros recursos. Os bots também ganharam novas habilidades para canais, como obter informações sobre sorteios e impulsos.

Imagem de conversa no Telegram com bot reagindo a mensagens e postando respostas
Agora, os bots poderão reagir a mensagens e escrever respostas (Imagem: Divulgação/Telegram)

Por fim, o Telegram liberou o “efeito do Thanos” para todo mundo. Ele é uma animação, que faz mensagens “vaporizarem” na tela quando são apagadas. A empresa promete que até isso é leve e funciona bem em qualquer aparelho.

Telegram em 2023: recomendação de canais, Stories e mais

A atualização de 31 de dezembro foi a última de um ano marcado por mudanças. Logo no começo do ano, o Telegram ganhou um novo editor de mídias, com direito a uma ferramenta de desfoque, para ocultar dados privados em fotos, por exemplo.

Em junho, a plataforma ganhou uma novidade não tão nova assim: o Telegram passou a contar com Stories, que funcionam de maneira praticamente idêntica aos do Instagram, Snapchat e outras redes.

Já no começo de dezembro, o Telegram liberou a transcrição gratuita de dois áudios por semana, para quem não assina o plano Premium. O aplicativo também passou a recomendar canais parecidos com os que o usuário assina.

Com informações: TechCrunch, Telegram

Relacionados