Amazon começa a vender celulares usados e produtos seminovos no Brasil

Amazon Quase Novo traz iPhone e Galaxy no catálogo inicial. Desconto varia de 10% a 35%, de acordo com a gigante do comércio eletrônico.

Thássius Veloso
Por
Amazon faz promoções durante Semana do Consumidor
Amazon inaugura oficial venda de seminovos no país Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Amazon divulgou oficialmente o programa Amazon Quase Novo, que proporciona a venda de celulares usados e outros produtos seminovos na versão da loja para o Brasil. O Tecnoblog apurou que a iniciativa estava em teste pelo menos desde maio, mas só foi oficializada hoje com a promessa de descontos que variam de 10% a 35%. iPhones e smartphones da Samsung fazem parte do catálogo inicial.

Assim como ocorre no Trocafone e páginas similares, a Amazon informa as condições dos produtos de segunda mão. A ideia da empresa é que o cliente saiba exatamente o que está levando para casa. 

De “Como Novo” a “Aceitável”

A Amazon divulgou as seguintes categorias e critérios para os produtos seminovos:

  • Como Novo: o item está em perfeitas condições de funcionamento. A embalagem pode apresentar pequenos sinais de desgaste, mas o item funciona perfeitamente e todos os seus acessórios essenciais estão completos.
  • Muito bom: o item está em muito bom estado e totalmente funcional. Pode ter sido pouco usado e ter pequenos sinais de uso ou marcas, ter a embalagem danificada ou ter sido reembalado. Pode não ter algum acessório não essencial.
  • Bom: O item está em boas condições e totalmente funcional. Pode apresentar desgaste devido ao uso moderado. O item pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado e pode ter pequenos sinais de uso ou marcas, como um pequeno arranhão. O item pode não ter algum acessório essencial.
  • Aceitável: o item pode ter sinais claros de uso, mas ainda cumpre sua função principal. Pode chegar com a embalagem danificada ou ter sido reembalado. O item pode ter desgaste, marcas ou mostrar outros sinais de uso anterior, incluindo arranhões, amassados e cantos ou bordas desgastadas. O item pode não ter algum acessório, componente ou peças de reposição essenciais.

De acordo com a empresa, somente produtos vendidos pela própria Amazon fazem parte do catálogo. A iniciativa não vale para os demais lojistas que participam do marketplace, um dos mais importantes do mercado nacional. 

Print de página da Amazon com listagem de diversos celulares
Celulares usados fazem parte do Amazon Quase Novo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Os compradores dos celulares usados e outros produtos seminovos contam com a chamada Garantia de A a Z. Na prática, conseguem devolver o item num prazo de 30 dias. A Amazon não trabalha com a substituição dos produtos usados.

Marcas famosas

A navegação pela página do Amazon Quase Novo revela a presença de marcas famosas. Além da Apple e dos smartphones Galaxy citados acima, também há fone de ouvido da JBL, relógio Galaxy Watch 6, mouse e teclado da Logitech e lâmpada smart da Intelbras.

A Amazon contou ao Tecnoblog que as principais marcas do mercado estão contempladas pelo Amazon Quase Novo. Os clientes vão encontrar itens das seguintes categorias: Brinquedos, Celulares e Smartphones, Computadores e Informática, Cozinha, Eletrônicos, Ferramentas e Materiais de Construção, Livros e Videogames.

Conforme apontamos anteriormente, o Amazon Quase Novo eventualmente aparecia para compradores da loja virtual. A empresa declarou ao Tecnoblog que “o calendário de divulgações da Amazon segue uma estratégia alinhada internamente e não temos comentários adicionais no momento”.

Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados