Está pronta a linha AMD Fusion, mais recente investida da fabricante de componentes de informática para combater o império do mal dominado pela Intel. A empresa prega como revolucionária essa nova tecnologia que consegue unir a unidade de processamento e a unidade gráfica em um mesmo chip. O resultado disso são as APUs (Accelerated Processing Units), que foram apresentadas hoje durante a CES 2011 e começarão a ser vendidas em breve.

Anunciada em junho do ano passado, essa linha de produtos promete mexer com o mercado de processadores nos próximos meses e anos. A promessa da AMD é que os consumidores tenham vídeos em altíssima definição de forma prática em qualquer dispositivo que conte com esses processadores. De acordo com a empresa, os novos modelos são baseados em processamento paralelo. Eles possuem tecnologia de CPU multi-core (ainda no x86) e de processamento gráfico com capacidade para o DirectX 11.

Chip AMD Fusion

Talvez a principal vantagem do Fusion seja o baixo consumo de energia, motivo pelo qual a AMD perdeu muitos clientes ao longo de vários anos. Serão modelos apropriados para netbooks e notebooks – de baixo custo, preferencialmente – que consome muito pouca energia para realizar suas tarefas, o que leva em consideração o uso intenso de gráficos.

Por enquanto somente duas linhas de produtos foram anunciadas pela AMD, ambas com foco no mercado popular. A C-Series terá foco nos netbooks, com opções de frequência de 1,0 GHz e 1,2 GHz. Nesses dispositivos o consumo da APU será de 9 W. Já a E-Series será voltada para notebooks, desktops populares e computadores tudo-em-um. As frequências serão de 1,5 GHz ou 1,6 GHz, com consumo de 18 W.

Além disso, a AMD trabalha em APUs mais avançadas para usuários mais exigentes. O lançamento desses produtos está previsto para meados de 2011. A previsão da empresa é que grandes fabricantes de computadores – leia-se: Acer, HP, Dell, Sony, Toshiba e Lenovo, entre outras – anunciem em breve novos modelos com o selo Fusion Inside. 😛

Eu consultei a AMD Brasil sobre os preços da linha Fusion no país, mas a empresa por enquanto não tem essas informações. O jeito vai ser esperar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados