Americanas amplia prazos para troca após apagão, mas fica atrás da Amazon

Prazos para devolução de pedidos e troca de produtos por defeito da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato são estendidos

Bruno Gall De Blasi
Por
Americanas em um iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Americanas S.A. encarou um baita apagão de suas lojas virtuais nos últimos dias. Para amenizar o impacto do incidente, o grupo anunciou nesta quinta-feira (24) que vai aumentar os prazos para devolução e troca de produtos comprados pela Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. A companhia também passará a atender os clientes das plataformas de e-commerce nos sábados e domingos.

A mudança faz parte das medidas adotadas pelo restabelecimento gradual dos ambientes de e-commerce da companhia. Em nota à imprensa, a controladora das lojas virtuais informou que ampliou a sua política de atendimento. A iniciativa visa minimizar qualquer prejuízo aos clientes que não puderam acessar os sites e apps entre sábado (19) e quarta-feira (23) devido ao apagão.

As mudanças são validas para pedidos vendidos e entregues pela Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Além disso, as condições também são destinadas para as demandas de parceiros conectados na plataforma de e-commerce. Segundo a companhia, a política foi ampliada “até que todos os pedidos em aberto, deste período, tenham sido concluídos”.

Site da Americanas volta ao ar após passar dias indisponível (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Site da Americanas volta ao ar após passar dias indisponível (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Prazo para troca e devolução de produtos é prolongado

Parte das mudanças é destinada à troca de produtos, incluindo a devolução por arrependimento ou defeito de fabricação. Confira as mudanças a seguir:

  • Prazo de arrependimento: estendido de sete para quinze dias a partir da data de entrega;
  • Prazo de troca e devolução por defeito de fabricação: estendido dos atuais 30 para 45 dias com a garantia de atendimento.

A medida também é aplicada à garantia legal. Neste caso, o prazo será prolongado dos atuais 90 dias para 105 dias, mesmo se houver negativa do fabricante ou importador. Já as reclamações por atraso e demais ocorrências relacionadas à entrega serão tratadas em prioridade e respondidas em até dois úteis.

Apesar de a mudança dar uma folga de tempo aos clientes, a Amazon oferece prazos maiores. No caso de devolução por arrependimento, o cliente tem até 30 dias após o recebimento do pedido, com exceção dos produtos comestíveis, cujo limite é de até sete dias úteis. Se a compra acontecer via marketplace, o período também é de 30 dias. 

Se houver algum problema em bens duráveis, os produtos podem ser devolvidos à Amazon em até 90 dias após a entrega, inclusive no marketplace. “Após os 90 dias, entre em contato com o fabricante para tratar sobre a garantia”, informaram em uma página de suporte. “Se não houver representante do fabricante no Brasil, entre em contato conosco.”

A Americanas S.A., porém, sai na frente em relação à garantia legal, pois oferece um prazo de até 105 dias. Na Amazon, o limite é de 90 dias.

Site da Americanas exibiu aviso de manutenção durante apagão das lojas virtuais (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Site da Americanas exibiu aviso de manutenção durante apagão das lojas virtuais (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Americanas amplia atendimento aos fins de semana

A controladora da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato adotou outras medidas além do prazo de troca maior. Segundo a companhia, os canais de atendimento por voz e por chat também passarão a funcionar no sábado, de 8h às 20h, e no domingo, de 8h às 14h. Nos dias úteis (segunda a sexta-feira), os serviços funcionam de 8h às 20h.

“Os clientes que não receberam confirmação de pedidos e que não entrarem em contato com os canais de atendimento também serão contatados diretamente pela companhia”, informaram. Todas as dúvidas estão sendo esclarecidas na seção Minha Conta dos sites e aplicativos das lojas. O grupo também informou números de telefone para entrar em contato com as lojas virtuais:

  • Americanas: 4003-4848;
  • Submarino: 4003-5544;
  • Shoptime: 4003-9898.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados