Americanas amplia prazos para troca após apagão, mas fica atrás da Amazon
Prazos para devolução de pedidos e troca de produtos por defeito da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato são estendidos
Prazos para devolução de pedidos e troca de produtos por defeito da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato são estendidos
A Americanas S.A. encarou um baita apagão de suas lojas virtuais nos últimos dias. Para amenizar o impacto do incidente, o grupo anunciou nesta quinta-feira (24) que vai aumentar os prazos para devolução e troca de produtos comprados pela Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. A companhia também passará a atender os clientes das plataformas de e-commerce nos sábados e domingos.
A mudança faz parte das medidas adotadas pelo restabelecimento gradual dos ambientes de e-commerce da companhia. Em nota à imprensa, a controladora das lojas virtuais informou que ampliou a sua política de atendimento. A iniciativa visa minimizar qualquer prejuízo aos clientes que não puderam acessar os sites e apps entre sábado (19) e quarta-feira (23) devido ao apagão.
As mudanças são validas para pedidos vendidos e entregues pela Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Além disso, as condições também são destinadas para as demandas de parceiros conectados na plataforma de e-commerce. Segundo a companhia, a política foi ampliada “até que todos os pedidos em aberto, deste período, tenham sido concluídos”.
Parte das mudanças é destinada à troca de produtos, incluindo a devolução por arrependimento ou defeito de fabricação. Confira as mudanças a seguir:
A medida também é aplicada à garantia legal. Neste caso, o prazo será prolongado dos atuais 90 dias para 105 dias, mesmo se houver negativa do fabricante ou importador. Já as reclamações por atraso e demais ocorrências relacionadas à entrega serão tratadas em prioridade e respondidas em até dois úteis.
Apesar de a mudança dar uma folga de tempo aos clientes, a Amazon oferece prazos maiores. No caso de devolução por arrependimento, o cliente tem até 30 dias após o recebimento do pedido, com exceção dos produtos comestíveis, cujo limite é de até sete dias úteis. Se a compra acontecer via marketplace, o período também é de 30 dias.
Se houver algum problema em bens duráveis, os produtos podem ser devolvidos à Amazon em até 90 dias após a entrega, inclusive no marketplace. “Após os 90 dias, entre em contato com o fabricante para tratar sobre a garantia”, informaram em uma página de suporte. “Se não houver representante do fabricante no Brasil, entre em contato conosco.”
A Americanas S.A., porém, sai na frente em relação à garantia legal, pois oferece um prazo de até 105 dias. Na Amazon, o limite é de 90 dias.
A controladora da Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato adotou outras medidas além do prazo de troca maior. Segundo a companhia, os canais de atendimento por voz e por chat também passarão a funcionar no sábado, de 8h às 20h, e no domingo, de 8h às 14h. Nos dias úteis (segunda a sexta-feira), os serviços funcionam de 8h às 20h.
“Os clientes que não receberam confirmação de pedidos e que não entrarem em contato com os canais de atendimento também serão contatados diretamente pela companhia”, informaram. Todas as dúvidas estão sendo esclarecidas na seção Minha Conta dos sites e aplicativos das lojas. O grupo também informou números de telefone para entrar em contato com as lojas virtuais:
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}