Anatel apreende 600 mil TV Box, carregadores e mais produtos irregulares

Apreensões do 1º trimestre já supera volume de itens confiscados pela Anatel em 2020; Receita Federal participa de força-tarefa

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 7 meses
Anatel (Imagem: Divulgação)
Anatel apreendeu produtos sem homologação (Imagem: Divulgação)

A Anatel anunciou sua maior apreensão de itens irregulares: foram confiscados quase 600 mil aparelhos de TV Box, decodificadores de TV por assinatura, roteadores Wi-Fi, carregadores e baterias de celular. As fiscalizações foram feitas ao longo do primeiro trimestre de 2021 em parceria com a Receita Federal.

As apreensões fazem parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que tem como objetivo retirar do mercado produtos irregulares – ou seja, sem homologação pela Anatel.

A quantidade de itens apreendidos surpreende: em apenas um trimestre a Anatel retirou mais itens de circulação do que todo o ano de 2020 – a agência confiscou 542 mil produtos no ano passado.

Anatel e Receita apreenderam cerca de 600 mil produtos em 2021 (Imagem: Divulgação)

Anatel e Receita apreenderam cerca de 600 mil produtos em 2021 (Imagem: Divulgação)

Anatel apreende TV Box, roteador, carregador e mais

Ao todo, a agência apreendeu os seguintes itens não-homologados durante o 1º trimestre de 2021:

  • TV Box (IPTV pirata): 72 mil unidades
  • Decodificadores de TV por assinatura pirata: 20 mil unidades
  • Equipamentos de radiação restrita (modem, roteador Wi-Fi, etc.): 156 mil unidades
  • Carregadores e baterias de celulares: 346 mil unidades

De acordo com a Anatel, alguns equipamentos poderão ser regularizados e retornar ao mercado, desde que passem pelo processo de homologação e não estejam relacionados à pirataria. A agência não informou qual o destino dos itens irregulares, mas a Receita Federal costuma destruir esse tipo de produto.

A Anatel reitera que o processo de certificação é obrigatório para que o produto esteja de acordo com a regulamentação brasileira, e que os equipamentos não-homologados não têm garantia de assistência técnica em caso de defeito.

Nem toda TV Box é destinada para pirataria

Embora seja comum associar TV Box com pirataria, é válido lembrar que existem dispositivos legítimos dessa categoria, com homologação da Anatel e comercialização pelo varejo.

Claro Box TV (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog

Claro Box TV é uma TV Box legítima e suporta IPTV (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog

As TV Box legítimas permitem assistir IPTV legalizado, como o DirecTV Go ou Guigo TV, além de levar serviços de streaming para televisores não-smart. Alguns exemplos de TV Box oficiais são Intelbras Izy Play, Elsys Smarty, Roku Express ou Claro Box TV.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.