Android 10 chega a 8,2% dos celulares; Pie é versão mais popular
Hoje o número de aparelhos rodando ao menos uma das duas últimas versões é maior do que no ano passado
Hoje o número de aparelhos rodando ao menos uma das duas últimas versões é maior do que no ano passado
O Android 10, lançado em setembro de 2019, está oficialmente em 8,2% de todos os dispositivos que estão ativados. O número coloca a última versão lançada do sistema operacional atrás do Android 5 Lollipop, quando a comparação parte do Android 4.1, lançado em 2013.
Estes dados de utilização eram atualizados e publicados pelo Google até maio de 2019, mês que recebeu o Google I/O. Nesta época, quando o Android 9 Pie já comemorava nove meses de vida no mercado, 10,4% de todos os dispositivos rodavam esta versão do sistema. Agora, 11 meses depois, o Android 9 Pie responde por 31,3% dos aparelhos e é o mais utilizado de todos – seguido de perto pelo Android 8 Oreo, com 21,3%.
A distribuição das versões do Android, agora apenas disponíveis dentro do painel que o Google libera para os desenvolvedores, segue assim:
Em comparação com os dados de maio de 2019, o Android 8 Oreo perdeu 7% de participação e o Android 9 Pie ganhou 20,9%. É bom sinal, mas isso não necessariamente significa que aparelhos antigos foram atualizados, já que muitos dispositivos já foram lançados no mercado com a versão 9 do robô verde do Google.
Uma informação importante destes números é que agora mais aparelhos rodam ao menos uma das duas últimas versões lançadas do Android. No mesmo mês do ano passado eram 38,7% rodando o Android 8 ou 9, já agora são 39,5% dos aparelhos com Android 9 ou 10.
Com informações: 9to5Google e Google.