Android 12 Beta é liberado com foco em privacidade e visual Material You
Android 12 no Google I/O 2021: nova interface Material You, desempenho mais rápido e privacidade na câmera e microfone
Android 12 no Google I/O 2021: nova interface Material You, desempenho mais rápido e privacidade na câmera e microfone
A conferência Google I/O 2021 trouxe mais novidades sobre o Android 12, algumas das quais vazaram nas últimas semanas: o sistema operacional vai receber “a maior mudança de design de sua história”, segundo a empresa, graças ao Material You. Há também mais recursos de privacidade, incluindo um controle que barra todos os aplicativos de acessarem a câmera e o microfone.
Celulares da linha Google Pixel já podem baixar o Android 12 Beta, é claro. Modelos de outras marcas também são compatíveis, incluindo da Asus, Nokia, OnePlus, Realme, TCL e Xiaomi. Confira abaixo o que há de novo no sistema móvel do Google.
O conceito do Material You é um design que seja “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis para cada tela”. Parte disso é alcançado através de cores: o Android 12 vai pegar os tons dominantes do seu papel de parede, combiná-los com tons complementares e aplicá-los em todo o sistema, incluindo a tela de notificações, tela de bloqueio, controles de volume e widgets.
Notificações no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
O visual na tela de notificações está diferente, trazendo cores baseadas no seu papel de parede e controles rápidos maiores (que podem ser personalizados). Aqui, você também poderá acessar os cartões do Google Pay e controles de casa conectada. E agora, o botão liga/desliga servirá para ativar o Google Assistente – basta mantê-lo pressionado e dizer seus comandos de voz.
As transições ficaram mais fluidas, e há algumas animações novas: por exemplo, se você descartar todas as notificações na tela de bloqueio, o relógio vai aumentar de tamanho para deixar claro que não há mais nada para ver ali.
Widgets no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Os widgets também receberam bastante atenção do Google (finalmente!). Eles ganharam novos controles interativos como caixas de seleção e botões de rádio; adotaram cantos arredondados e layouts responsivos para diferentes tipos de telas; e receberam APIs de cores dinâmicas para criarem uma aparência personalizada e consistente. Vai ficar mais fácil adicionar um widget à tela inicial graças a um seletor aprimorado e a uma integração com o Google Assistente.
Tudo isso faz parte da experiência Material You: cores, formas, luzes e movimento. Esse paradigma de design vai permear o Android e outros produtos do Google no futuro, em uma transição que deve durar alguns anos. Ele estará presente inicialmente nos celulares da linha Pixel.
Há também um foco em privacidade: o novo Painel de Privacidade (Privacy Dashboard) mostra as permissões dadas a cada app, quais dados estão sendo acessados, com que frequência e por quais aplicativos. Aqui, também é possível revogar essas permissões facilmente.
No canto superior direito da tela, surgirá um indicador quando um app estiver usando a câmera ou o microfone, tal como já acontece nos iPhones. Mas o Android 12 vai além: você pode tocar em um botão para impedir que todos os apps acessem seu microfone ou câmera.
Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)
Outra novidade inspirada na Apple: você pode escolher quais apps acessam sua localização precisa, e quais vão receber apenas a localização aproximada – tal como widgets de previsão do tempo.
E temos uma adição bacana chamada Android Private Compute Core, uma área do Android 12 na qual todo o processamento de áudio e idioma ocorre no dispositivo, sem depender da nuvem. Isso será usado por recursos do Google como Live Caption, Now Playing e Smart Reply; ele também estará disponível para outros desenvolvedores.
Quanto ao desempenho, o Google afirma ter reduzido em 22% o tempo de CPU necessário para os serviços principais do sistema, liberando recursos para os aplicativos. E para poupar a bateria do celular, o Android 12 também usa 15% menos os núcleos de tarefas pesadas, que consomem mais energia.
O Android 12 Beta 1 foi liberado nesta terça-feira (18) para a linha Google Pixel e outros celulares. Essa versão está (ou estará) disponível para os seguintes modelos; confira mais detalhes neste link:
A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.
Leia | Como transformar seu celular velho em câmera de segurança
Linha do tempo para o Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}