Chrome 95 é liberado com visual Material You e função para pagamentos
Chrome 95 tem cores do Material You no Android 12, nova extensão para confirmar compras e recurso para salvar e reutilizar grupos de abas
Chrome 95 tem cores do Material You no Android 12, nova extensão para confirmar compras e recurso para salvar e reutilizar grupos de abas
A atualização deste mês do navegador do Google traz novidades no visual e nos recursos. O Chrome 95 se integra ao Material You do Android 12, traz confirmações de pagamentos usando biometria e dá a opção de salvar grupos de abas. Além disso, há uma nova API que é útil para aplicativos de edição de imagem, web apps podem abrir URLs e o suporte ao FTP foi totalmente removido.
Primeiro, vamos às novidades de design. O Chrome para Android agora se integra à linguagem do Material You do Android 12. Assim, o navegador fica com a paleta de cores escolhida pelo usuário para o sistema.
Esses recursos vem sendo testados desde julho — antes, era preciso ativar algumas flags para mudar o visual do aplicativo. Agora, a novidade está liberada para todo mundo com a versão mais recente do sistema operacional.
Em relação aos pagamentos, o Google colocou uma extensão para esse tipo de autenticação. Ela pode ser usada por bancos para confirmar requisições feitas por vendedores e lojas online.
No exemplo dado no Github do W3C (consórcio que define padrões para a web), o Chrome para Mac pede para o cliente autorizar com o Touch ID o uso de seu cartão de crédito e o pagamento.
Outra novidade do Chrome 95 é a possibilidade de salvar grupos de abas. Assim, você pode usar estas mesmas páginas mais tarde, sem precisar entrar em cada site individualmente e recriar o grupo.
Por enquanto, esse recurso não vem liberado por padrão. Para usá-lo, é preciso acessar chrome://flags/#tab-groups-save
, ativar a opção e reiniciar o navegador.
A nova versão do navegador do Google ainda traz algumas pequenas novidades espalhadas pela atualização. Uma delas é a API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a selecionar cores de imagens ou páginas.
Outra mudança por baixo do capô é a permissão para web apps manipularem URLs. Assim, se você tem um aplicativo web instalado, ele poderia aparecer entre as sugestões para abrir um link, por exemplo. O resultado final é que esse tipo de programa vai ficar mais parecido com um software completo.
Por fim, o Google encerrou de vez o suporte ao FTP. Isso já tinha começado lá no começo do ano, com o Chrome 88, mas ainda restava parte do código. Agora, está tudo limpo, e não há nenhum resquício do antigo padrão.
Com informações: XDA Developers, Android Police