Como usar o ReadyBoost para ter mais desempenho no Windows

Conheça mais detalhes sobre o ReadyBoost, ferramenta disponível em dispositivos Windows que permite aumentar o desempenho do PC

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Image by Rudy and Peter Skitterians from Pixabay
Como usar o ReadyBoost para ter mais desempenho no Windows (Imagem: Rudy Skitterians/ Pixabay)

Aumentar o desempenho de um computador ou notebook é algo que todo mundo gostaria de fazer, principalmente se não precisar gastar nada por isso. Um recurso que está disponível em dispositivos Windows é o ReadyBoost, que funciona como uma ferramenta auxiliar da memória RAM. Veja, a seguir, como usar o recurso para ter mais desempenho no seu PC.

Para aqueles que não estão familiarizados, o ReadyBoost permite usar uma unidade removível para melhorar o desempenho de seu computador sem precisar adicionar mais memória RAM.

Entretanto, vale ressaltar que o recurso não poderá ser usado se o Windows estiver instalado em um SSD, visto que esse tipo de armazenamento já é rápido o suficiente, tornando a ferramenta inutilizável. Veja o passo a passo a seguir.

Tempo necessário: 5 minutos

Primeiramente, para que o ReadyBoost funcione, é preciso ter um pendrive ou cartão SD formatado, visto que boa parte da memória disponível no dispositivo será comprometida. Além disso, é preciso que o pendrive tenha, no mínimo, 8 GB livre.

  1. Insira o pendrive ou cartão SD

    Insira o dispositivo em uma porta do seu computador e abra o Explorador de Arquivos localizado na barra de tarefas, seja Windows 10 ou Windows 11;Tela inicial do Windows 11

  2. Acesse as propriedades do dispositivo

    Na sequência, clique com o botão direito do mouse no pendrive ou no cartão SD e selecione Propriedades;Abra as propriedades do dispositivo para usar o ReadyBoost

  3. Acesse e configure o ReadyBoost

    Acesse a guia ReadyBoost e selecione Usar este dispositivo. Nesse passo, o sistema operacional vai avaliar se o dispositivo em questão pode ser usado para essa finalidade. Caso não seja possível, você será informado.

    Se tudo ocorrer como esperado, o Windows lhe mostrará quanto espaço livre será necessário usar para otimizar a memória, selecione OK para reservar esse espaço para ser usado pelo ReadyBoost.
    Configure o ReadyBoost

  4. Confira!

    Aguarde alguns segundos até o termino da configuração. Assim que finalizado, você pode conferir se o processo deu certo abrindo a unidade flash USB no Explorador de Arquivos. Se um arquivo chamado ReadyBoost.sfcache aparecer, o ReadyBoost já está funcionando. Aliás, esse arquivo mostra a quantidade de espaço reservada para o recurso.Confira se o ReadyBoost está em funcionamento

Pronto! O ReadyBoost já está em funcionamento.

A principal vantagem desse recurso é auxiliar no aumento de desempenho do seu computador, já que, agora, alguns arquivos que antes ocupavam a memória do seu PC, irão usar a memória disponível no dispositivo, liberando espaço para tarefas mais prioritárias.

Porém, é importante lembrar que isso pode não resolver todos os seus problemas. Para casos mais graves, vale aumentar o total de memória RAM do seu PC em um upgrade ou até mesmo trocar um HDD por um SSD.

Com informações: Microsoft

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ReadyBoost na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados