Android 15 deve proteger notificações com códigos para login

Análise do código revela que sistema poderá impedir que aplicativos leiam notificações com códigos de 2FA ou senhas de uso único

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 15 deve chegar só no segundo semestre (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Android 15 poderá ter proteções adicionais para evitar que aplicativos maliciosos tenham acesso a códigos de login enviados para o aparelho por e-mail ou SMS. Trechos do código da versão beta do Android 14 sugerem que o Google está trabalhando para limitar estas informações.

O jornalista Mishaal Rahman, do Android Authority, analisou o código do Android 14 QPR3 Beta 1 e encontrou uma permissão específica para os aplicativos receberem notificações sensíveis. O nível de proteção dela sugere que apenas apps certificados por fabricantes poderão ter esse tipo de acesso. Assim, fica mais difícil para um malware conseguir ler códigos de login.

Celular Android (imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)
Notificações com códigos são ponto vulnerável (imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)

Além disso, a plataforma conta com um recurso, ainda em desenvolvimento, que oculta informações de notificações sensíveis. Assim, apps que usam o serviço de checar notificações não conseguiriam ler o que está escrito nessas mensagens.

Google prepara proteções desde o Android 13

Estas duas pistas se juntam a uma terceira, mais antiga. O código do Android 14 tem um sinalizador para ocultar notificações de senhas de uso único (OTPs, na sigla em inglês) na tela de bloqueio. Este sinalizador ainda não é usado, mas existe a possibilidade de ele ser colocado para funcionar na próxima versão.

O Google, portanto, está preparando três recursos para impedir que aplicativos maliciosos tenham acesso a notificações com códigos de autenticação em dois fatores (2FA, na sigla em inglês) e OTPs. Além disso, desde o Android 13, aplicativos de fontes não confiáveis (de fora da Play Store, por exemplo) não têm acesso ao serviço de monitorar notificações, por motivos de segurança.

Com informações: Android Authority

Receba mais sobre Android 15 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados