Instagram testa mapa com localização de amigos em tempo real

Desenvolvimento do mapa de amigos do Instagram foi confirmado pela Meta; recurso é similar ao Snap Map, disponível no Snapchat

Lucas Braga
Por
Instagram terá mapa com localização de amigos em tempo real
Instagram planeja mapa com localização de amigos em tempo real (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Viu os Stories dos amigos se divertindo, mas não sabe onde eles estão? Talvez isso esteja com os dias contatados: o Instagram deve lançar um mapa que exibe a localização em tempo real dos seus contatos. Ainda em fase de desenvolvimento, o Mapa de Amigos lembra bastante uma função do Snapchat.

As capturas de tela do recurso foram vazadas por Alessandro Paluzzi, e o recurso foi posteriormente confirmado pela Meta ao TechCrunch. A função é totalmente facultativa, e o usuário poderá optar por não compartilhar sua localização com ninguém.

De acordo com as imagens vazadas, será possível selecionar quais amigos poderão ver sua localização, mas optando apenas entre seguidores que você segue ou a lista de melhores amigos — nada de compartilhar com pessoas específicas, por exemplo. Qualquer conteúdo compartilhado com a marca de localização irá aparecer no mapa.

Além de compartilhar a localização, será possível deixar um recado — como aqueles que aparecem na lista de mensagens diretas. Isso permitirá que os usuários compartilhem uma mensagem curta para notificar os amigos sobre algo que acontece naquele local.

O recurso também possui um modo “fantasma”, que esconde a última localização ativa. Por sinal, a localização só será atualizada quando o usuário abrir o aplicativo do Instagram. Isso deve ajudar a economizar bateria, mas faz com que a função seja menos precisa que o compartilhamento de localização do Google Maps ou Apple Find My.

Por se tratar de um recurso experimental, a Meta não divulgou nenhuma data de lançamento para a novidade.

Mais uma função do… Snapchat

Um mapa de amigos não é algo novo no mercado. O Snapchat, que continua popular nos Estados Unidos, possui o Snap Map, que reúne a localização dos contatos e conteúdos públicos em determinada localização.

Esse não é o primeiro recurso que o Instagram se “inspirou” no Snapchat. Todo o conceito de Stories veio da rede vizinha, que se destacava por publicações temporárias e mensagens que se autodestroem.

Por fim, o Instagram também “pegou emprestado” conceitos e funções de outras redes. O Threads, por exemplo, é bem similar ao X (Twitter), enquanto os Reels lembram bastante os vídeos curtos do TikTok.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados